...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Professor ministra Seminário sobre rotações de estrela do tipo solar

“Distribuição de rotações de estrelas do tipo solar”, esse é o tema do Seminário que será ministrado pelo Professor Dr. Bráulio Soares Batista (UERN) no dia 1° de junho às 15h no Auditório do Programa de Desenvolvimento da Pesquisa da UERN.

Abaixo o resumo do que será apresentado pelo professor Bráulio:

“O parâmetro que regula o perfil da q-Maxwelliana é uma característica muito importante no estudo da distribuição de velocidades de rotação estelar. Observa-se que as distribuições de velocidade de rotação das estrelas do tipo solar mostra uma correlação entre o parâmetro q, que determina o perfil de distribuição de rotação, e a evolução das estrelas. Uma análise estatística realizada em uma amostra de rotores estelares com idades compreendidas entre 0,2 e 13 giga-anos obteve como resultado imediato uma anticorrelação linear entre o parâmetro perfilador da distribuição rotacional e o logarítmo da idade estelar. Isto torna possível a dedução de um função matemática que determina a probabilidade de “sobrevivência” de um rotor estelar”.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support