Professor Francisco Rafael Soares, da Uern, recebe comenda por defesa dos direitos humanos

O professor Francisco Rafael Soares, da Faculdade de Enfermagem (Faen) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), recebeu, nesta sexta-feira (10), a Comenda Mery Medeiros para Defensores e Defensoras dos Direitos Humanos.

Ele foi agraciado na categoria ensino/pesquisa, política e administração pública.

Estabelecida por meio da Resolução Conjunta n°005/2021, a comenda presta reconhecimento a pessoas ou instituições que tenham se destacado na luta pela promoção e defesa dos direitos humanos ou contribuído com as políticas de ações de direitos humanos no Estado.

Enquanto professor, Soares coordena o Ambulatório LGBTT+, iniciativa do Programa de Residência Multiprofissional em Atenção Básica/Saúde da Família e Comunidade, desenvolvido numa parceria entre a Uern e a Prefeitura Municipal de Mossoró.

O professor disse receber o prêmio com muito orgulho e, ao mesmo tempo, muita humildade.

“A comenda, apesar de ter sido direcionada nominalmente a mim, é o reconhecimento ao trabalho de um coletivo de docentes, técnico-administrativos, profissionais de saúde residentes da Uern, servidores da secretaria de saúde de Mossoró e movimentos sociais. A nossa Uern mostra mais uma vez a sua importância para o povo do Rio Grande do Norte na luta por dignidade humana. Dá muito orgulho fazer parte desta instituição”, disse.

Para ele, a Universidade é necessária ao desenvolvimento econômico, humano, social, educacional e cultural do Estado.

A comenda foi entregue ao professor pelas mãos do coordenador de Políticas para a Cidadania (CPCid) da Secretaria da Segurança Pública e da Defesa Social do RN (SESED), Gesaias Ciriaco.