PROFESSOR E ALUNOS PUBLICAM TRABALHOS EM ANAIS DE SIMPÓSIO INTERNACIONAL

O professor Rosalvo Nobre Carneiro, vice-coordenador do Curso de Geografia do Campus Avançado Maria Elisa Albuquerque Maia (CAMEAM-UERN) e líder do Núcleo de Estudos em Geografia Agrária e Regional (NUGAR) publicou, em parceria com o bolsista PIBIC/CNPQ/UERN Emeson Matheus Bezerra Ferreira, do Projeto PIBIC/UERN “As Geografias da Violência e do Medo no Alto Oeste Potiguar”, coordenado pelo professor Carneiro, o capítulo “Espaços Públicos Comunicativos em Pau dos Ferros-RN e o Despertar da Cidadania”, no livro “Nas Geografias da Violência… O Renascer dos Espaços de Civilidade”, organizado pelo professor Alcindo José de Sá, coordenador da Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

O trabalho “Espaços Públicos Comunicativos em Pau dos Ferros-RN e o Despertar da Cidadania” foi apresentado pelo bolsista Emeson Matheus durante o III Simpósio Internacional sobre as Geografias da Violência e do Medo, realizado na UFPE, em Recife, nos dias 11 a 13 de novembro de 2009, tendo sido selecionado, pela coordenação do evento, para fazer parte do referido livro.

Este é o terceiro ano seguido que o professor Rosalvo Nobre Carneiro tem trabalho selecionado para publicação em livros do referido evento.

Em 2007, na primeira edição deste Simpósio, ele publicou o trabalho “A Produção Social Pública dos Lugares numa Perspectiva Comunicativa como Contraponto à Produção Privada do Espaço”, cujo livro intitula-se “Por uma Geografia sem Cárceres Públicos ou Privados”.
Já em 2008, Rosalvo publicou, em parceria com o professor Franklin Roberto da Costa, do Departamento de Geografia do CAMEAM/UERN, com o graduando Francisco Monte, também deste departamento, e com o professor Alcindo José de Sá, do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFPE, o trabalho “Segurança Insegura e Violência na Região do Alto Oeste Potiguar”, no livro “Pelo Direito à Vida: A Construção de uma Geografia Cidadã”.

Já a bolsista PIBIC/UERN Voluntária Maria Berlândia, do projeto “As Geografias da Violência e do Medo no Alto Oeste Potiguar”, coordenado pelo professor Carneiro, apresentou no III Simpósio Internacional sobre as Geografias da Violência e do Medo”, e publicou, nos anais do evento, o trabalho “Segurança Insegura, Violência e Medo nos Municípios da 3ª Companhia de Polícia Militar do Alto Oeste Potiguar”, resultante de um estudo realizado a partir dos checkups policiais do 7° Batalhão de Polícia Militar do Rio Grande do Norte, sediado em Pau dos Ferros.

A bolsista PIBIC/UERN Voluntária Fablênia Tatiany, do projeto “Desenvolvimento Regional e Indústria Têxtil de Moda Íntima em Tabuleiro Grande-RN”, também coordenado pelo professor Carneiro, em parceria com a bolsista PIBIC/UERN Voluntária Andrea de Paula, do Projeto “As Geografias da Violência e do Medo no Alto Oeste Potiguar”, presentou e publicou, nos anais do III Simpósio Internacional sobre as Geografias da Violência e do Medo”, o trabalho “A violência contra a Mulher na Cidade de Pau dos Ferros – RN: O Caso dos Bairros Princesinha do Oeste e Manoel Deodato”. Trata-se de um estudo de caso em que foram entrevistadas diversas mulheres a respeito do tema.

Por fim, o bolsista de Extensão Samuel Jonathan, do projeto “Pensando a Geografia e seus Conceitos-Chave”, apresentou e publicou, nos anais do III Simpósio, o trabalho “Violência e Medo no Espaço Público Escolar: O Caso de Algumas Escolas Públicas no Município de Pau dos Ferros – RN”, uma pesquisa realizada em escolas públicas de Pau dos Ferros, em que foram entrevistados professores, alunos e gestores sobre a violência escolar.