...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Professor e aluna do PPGE/CAMEAM estreitam relações de colaboração e parceria com a Universidade de Santiago na África

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) esteve representada na Universidade de Santiago, na cidade de Cabo Verde, na África, através da aluna de Mestrado em Ensino (PPGE – CAMEAM), Mychelle Nogueira. Mychelle realizou estágio de docência no ensino superior naquela instituição.

O referido estágio foi realizado no Curso de Licenciatura em Ciências da Educação e teve como supervisor o professor Luís Rodrigues (Universidade de Santiago) e orientador o professor Miguel Dias (PPGE/UERN), que também esteve desenvolvendo atividades naquela universidade.

Além do estágio de docência supervisionado, foram realizadas outras atividades das quais participaram a aluna Mychelle Nogueira e o Prof. Miguel Dias: momentos formativos na área de tecnologia educativa e reflexões e debates sobre metodologias de pesquisa.

No encerramento das atividades, a mestranda Mychelle Nogueira apresentou aos alunos do Mestrado em Pedagogia da US o seu projeto de pesquisa, em desenvolvimento no âmbito do PPGE/CAMEAM/UERN, que trata de dispositivos móveis e do Mobile Learning.

O professor Miguel Dias destaca que “o estágio se revelou de grande importância pelo fato de permitir o intercâmbio de experiências entre docente e discente do PPGE e uma instituição de ensino do continente africano. Ele acentua que, por meio desse intercâmbio de experiências, foi possível oportunizar um debate muito produtivo sobre temas nas áreas de ensino e da pedagogia, além de realizar reflexões referentes aos sistemas de ensino brasileiro e caboverdiano”.

Este foi o primeiro estágio de docência do PPGE realizado no exterior e foi possível graças às relações de parceria existentes entre docentes do CAMEAM/UERN e a US, que já vêm sendo efetivadas por meio de outras iniciativas como o Fórum Internacional de Pedagogia (FIPED), Seminário Internacional de Tecnologia Educativa (SEMITE) e Seminário Internacional de Ensino e Culturas Afro-brasileira e Lusitanas (SINAFRO), eventos realizados, nos últimos anos, no CAMEAM/UERN.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support