Professor e aluna do PPGE/CAMEAM estreitam relações de colaboração e parceria com a Universidade de Santiago na África

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) esteve representada na Universidade de Santiago, na cidade de Cabo Verde, na África, através da aluna de Mestrado em Ensino (PPGE – CAMEAM), Mychelle Nogueira. Mychelle realizou estágio de docência no ensino superior naquela instituição.

O referido estágio foi realizado no Curso de Licenciatura em Ciências da Educação e teve como supervisor o professor Luís Rodrigues (Universidade de Santiago) e orientador o professor Miguel Dias (PPGE/UERN), que também esteve desenvolvendo atividades naquela universidade.

Além do estágio de docência supervisionado, foram realizadas outras atividades das quais participaram a aluna Mychelle Nogueira e o Prof. Miguel Dias: momentos formativos na área de tecnologia educativa e reflexões e debates sobre metodologias de pesquisa.

No encerramento das atividades, a mestranda Mychelle Nogueira apresentou aos alunos do Mestrado em Pedagogia da US o seu projeto de pesquisa, em desenvolvimento no âmbito do PPGE/CAMEAM/UERN, que trata de dispositivos móveis e do Mobile Learning.

O professor Miguel Dias destaca que “o estágio se revelou de grande importância pelo fato de permitir o intercâmbio de experiências entre docente e discente do PPGE e uma instituição de ensino do continente africano. Ele acentua que, por meio desse intercâmbio de experiências, foi possível oportunizar um debate muito produtivo sobre temas nas áreas de ensino e da pedagogia, além de realizar reflexões referentes aos sistemas de ensino brasileiro e caboverdiano”.

Este foi o primeiro estágio de docência do PPGE realizado no exterior e foi possível graças às relações de parceria existentes entre docentes do CAMEAM/UERN e a US, que já vêm sendo efetivadas por meio de outras iniciativas como o Fórum Internacional de Pedagogia (FIPED), Seminário Internacional de Tecnologia Educativa (SEMITE) e Seminário Internacional de Ensino e Culturas Afro-brasileira e Lusitanas (SINAFRO), eventos realizados, nos últimos anos, no CAMEAM/UERN.