...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Professor do Departamento de História profere palestra no 13° Congresso Alemão de Lusitanistas

O professor Antonio José Alves de Oliveira, do Departamento de História do Campus Central, proferiu, na última semana, no 13° Congresso Alemão de Lusitanistas, a palestra “Fronteiras e limiaridade na Chronica da missão do Maranhão do Padre João Felippe Betendorf SJ (1625–1698)”.

A apresentação, realizada na cidade alemã de Augsburg, abordou a atuação do padre luxemburguês, que participou durante 38 anos da Missão dos padres jesuítas no Estado do Maranhão.

“A partir da crônica do padre Betendorf, pretendemos esboçar algumas análises com escalas variadas, no nível macro das relações entre as potências europeias e as projeções sobre os espaços de fronteiras da América meridional e suas negociações com os grupos indígenas, e no nível micro dos trabalhos individuais dos padres missionários, do esforço e da limiaridade das situações e das trocas culturais entre missionários e a miríade dos grupos indígenas naquele espaço”, aponta o professor no resumo da apresentação.

A palestra compôs a seção do evento intitulada “Espaços de experiência e horizontes de conhecimento transcontinentais entre a Alemanha, Portugal e os ‘Novos Mundos’ no alvorecer da Idade Moderna”.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support