...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Professor do Departamento de Ciências Contábeis tem trabalho científico aprovado no 11º ENECON

A Comissão Técnica do 11º Encontro Nordestino de Contabilidade (11º ENECON) aprovou o trabalho científico “Análise da demanda potencial por informações contábeis em micro e pequenas empresas do Oeste Potiguar”, de autoria do professor Ms. Francisco Tavares Filho, do Departamento de Ciências Contábeis do Campus Avançado de Patu. A apresentação no referido evento acontecerá no período de 26 a 28 de setembro de 2013, no Centro de Convenções de Aracaju-SE.

O trabalho objetiva pesquisar e diagnosticar as necessidades informacionais, em termos contábeis, de micro e pequenas empresas da Microrregião de Umarizal do Oeste Potiguar. Trata-se de uma pesquisa de campo realizada a partir de questionários, com perguntas fechadas, aplicados junto aos administradores, gestores, proprietários ou responsáveis pelas empresas objeto de análise. Os resultados concluem que as micro e pequenas empresas gostariam de ter as principais informações contábeis para suprir suas necessidades, principalmente sobre a situação patrimonial, de resultados e de custos e despesas.

As causas atribuídas a falta dessas informações são o próprio desinteresse ou o desconhecimento das informações por parte dos gestores e proprietários. Porém, a pesquisa revelou um dado preocupante, pois, mais de 48% dos empresários e gestores não gostariam de ter nenhuma informação contábil para auxiliar na gestão dos negócios. Mas, 85% desse público responderam que essas informações têm importância para o crescimento das empresas.

Nesse trabalho, é importante destacar a contribuição da Fundação de Apoio a Pesquisa do Estado do Rio Grande do Norte (FAPERN) e do Departamento de Ciências Contábeis da UERN. O apoio dessas instituições foi de extrema relevância para o desenvolvimento e conclusão da pesquisa. Uma equipe de professores do referido Departamento estão se articulando para participarem do evento. São eles: Antônio Tácio de Sales Benevides, Benedito Manoel do Nascimento Costa, Francisco Tavares Filho, Jozenir Calixta de Medeiros e Wylker Preston Leite Batista da Costa, além do professor Moisés Ozório de Sousa Neto (Depart. de Ciências Contábeis-Mossoró).

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support