...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Professor do Decom/UERN lança livro

O professor da Uern e doutor em Jornalismo pela UFSC, William Robson Cordeiro, lança o seu livro “Hiperinfografia – A Visualização da Informação Jornalística Mais Sofisticada”, na edição 2020 do Congresso da SBPJOR. A obra destaca as transformações passadas pela visualização sintética no jornalismo, especialmente os infográficos, e propõe nova categoria de formato totalmente inédita. É o resultado de sua tese defendida em outubro de 2019, que passa a compor a nova coleção da Editora Insular, e já pode ser adquirida através do site no link https://bit.ly/2SXuuVl.
William é egresso do curso de Comunicação Social da Uern e agora é professor contratado pela instituição no curso de Jornalismo. “Para mim é uma grande honra poder de volta à Uern e poder defender o nome da nossa instituição em outros lugares através de publicações como esta”, explicou o professor.
O livro tem 414 páginas é faz parte do segundo volume da série Novas Diretrizes, da Insular. “Hiperinfografia – A Visualização da Informação Jornalística Mais Sofisticada” tem prefácio da pesquisadora do PPGJOR, Raquel Ritter Longhi, que também foi a orientadora do William Cordeiro no doutorado, e também integra o Selo Nephi-Jor, publicações do grupo Hipermídia e Linguagem/CNPq.
Neste livro, o hiperinfográfico é apresentado, definido e analisado de forma minuciosa, num trabalho de investigação que se vale de uma metodologia reunindo levantamento teórico, estudo de casos múltiplos e ainda um esquema de análise construído pelo próprio autor, a Matriz de Análise Hiperinfográfica, além de trazer entrevistas com importantes profissionais da área de visualização da informação tanto do Brasil, quanto da Europa e dos Estados Unidos.


“A rigor, a infografia não para de evoluir (e, talvez, nunca vai parar). Ao acompanharmos o seu ciclo de desenvolvimento retratado em estágios evolutivos, percebemos que a constatação quase unânime dos pesquisadores volta-se à dinamicidade do formato, ou seja, as mudanças ocorridas no gênero ao longo dos tempos. Da mesma maneira que o jornalismo enfrenta importantes transformações, sobretudo no contexto da internet, seus gêneros, a exemplo dos infográficos, não ficaram incólumes, mas também acompanharam o ritmo da evolução”, diz o autor da obra.
A orientadora e pesquisador Raquel Longhi ressalta a importância deste estudo para o campo: “Com este livro que o leitor tem em mãos, Cordeiro traz avanços. E o faz especialmente considerando o cenário contemporâneo de evolução e utilização das tecnologias que permitem maior imersão nos conteúdos jornalísticos, aí incluídas a Realidade Virtual e a Realidade Aumentada”.

 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support