Professor do DECOM conclui doutorado

O professor Marco Lunardi Escobar, do Departamento de Comunicação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (DECOM/UERN), concluiu doutorado pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

As pesquisas de Escobar, durante três anos, abordaram os maus tratos aos animais, em especial a histórica prática das rinhas de galo no Nordeste brasileiro. Entre 2009 e 2011 a rinha de galos ficou permitida no estado da Paraíba em função de uma decisão judicial que proibia a atuação fiscalizatória.

O estudo tratou das proibições, tentativas de legalização, das operações de combate às brigas, com uma análise interdisciplinar das questões históricas, sociais e culturais.

Pelo fato do professor Marco Escobar atuar na área de televisão, os estudos de campo resultaram em um documentário. “O vídeo registra os flagrantes das rinhas de galo realizadas de maneira clandestina. O material será cedido e exibido oportunamente na UERN TV”, disse o professor.