...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Professor do curso de Jornalismo participa de Encontro sobre comunicação, raça e interseccionalidades

O professor Dr. Tobias Queiroz, do curso de Jornalismo da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – Uern, é um dos pesquisadores que participam do Encontro sobre Comunicação, Raça e Interseccionalidades (CRI), promovido pelo Grupo de Pesquisa em Comunicação, Raça e Gênero (Coragem), da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e pelo Laboratório de Identidades Digitais e Diversidade (LIDD), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

O evento conta com a participação de pesquisadores de várias instituições do país que estudam questões relacionadas ao racismo, sexismo e formas de resistência decolonial em diversas áreas da comunicação, como publicidade, jornalismo e cinema. A programação, que foi aberta nesta terça-feira (27) e segue até o dia 30 de outubro, inclui discussões sobre o feminismo afrolatinoamericano, necropolítica e genocídio negro, a estética e política do afrofuturismo e as lutas das mulheres guarani-kaiowá. A transmissão é realizada pelo canal do evento no YouTube, sem necessidade de efetuar inscrição.

O professor Tobias Queiroz participa nesta quarta-feira (28), às 19h30, ao lado da Dra. Liv Sovik (UFRJ), do seminário que discute o tema “Branquitude, Raça e Comunicação”. “Nosso diálogo vai transitar em três temas: branquitude, raça e comunicação. A Liv Sovik é uma professora renomada, especialista em branquitude, ela vai apresentar esse tema dialogando com autoras negras. De minha parte, vou fazer um diálogo com a minha tese, onde dentro da epistemologia, não necessariamente abordando uma questão racial, eu detectei uma limitação epistemológica/teórica de alguns autores e também de reverberação de estudos no Brasil e fora do Brasil que não conseguiam atender às nossas peculiaridades. Estudei Mossoró, Caruaru e Garanhuns e assim, nosso estado da arte, de abordar determinados fenômenos urbanos, eles não atendiam peculiaridades inerentes a cidades medianas e interioranas do Brasil. Isso é um elemento sintomático para a gente repensar o fazer pesquisa na área da comunicação no Brasil”, explica Tobias.

Tobias Queiroz acrescenta que, embora esse evento tenha um ponto de partida geográfico entre o Rio de Janeiro e Belo Horizonte, a proposta é amplificar as vozes negras do campo da comunicação em busca de repensar a epistemologia dos debates e das pesquisas.

“O campo da Comunicação, e a universidade como um todo, se constituem num espaço de violência. Ela tem historicamente excluído grupos minorizados na sociedade e com a comunicação isso não é diferente. Se pegarmos outras áreas como Medicina, que é extremamente branca e elitista, que tem dificuldade em dialogar com a população negra periférica, a gente vai observar que dados estatísticos mostram o quanto isso é danoso para a sociedade, como por exemplo a violência obstétrica para mulheres negras. Pesquisas diagnosticaram que a quantidade de anestesia dada a mulheres negras na hora do parto é inferior a quantidade dada a mulheres brancas. Nosso objetivo neste evento é exatamente provocar este lugar da academia, para repensar uma sociedade mais inclusa e participativa, para que ela não fique reverberando apenas uma determinada perspectiva. Por essa lógica, a gente busca apresentar possibilidades de introduzir epistemologias que não sejam logocêntricas, para a gente repensar o campo da comunicação e repensar o campo das cidades”, complementa Tobias, acrescentando que o curso de Publicidade e Propaganda, ao lado de Medicina e Engenharia, é um dos cursos mais brancos do país.

Programação:

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support