Professor do curso de Direito do Campus de Natal lança livro sobre “Dever do Estado de Ordenação dos Espaços Urbanos”

Coordenador do curso de Direito do Campus de Natal da UERN, o Prof. Dr. Carlos Sérgio Gurgel da Silva teve publicado recentemente, pela editora Alemã OmniScriptum e distribuída no Brasil e em Portugal pela Novas Edições Acadêmica, o livro “Dever do Estado de Ordenação dos Espaços Urbanos e Territoriais. Planejamento inclusivo à luz dos princípios jurídicos da igualdade e da proporcionalidade”. A obra é fruto da tese de doutorado, defendida e aprovada na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa.

Além de doutor em Direito pela Universidade de Lisboa, o professor é mestre em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Professor Adjunto IV da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte; Vice-Presidente da Comissão de Direito Ambiental da OAB/RN; Autor nas áreas de Direito Ambiental, Urbanístico e Constitucional; Advogado Ambiental e Geógrafo.

“Nesta obra, o autor realiza uma análise de farto referencial teórico – nas áreas de direito constitucional, direito administrativo e direito urbanístico – de diversos estudiosos da temática no Brasil e em Portugal. O autor defende que há um dever do Estado de realizar um adequado ordenamento dos espaços urbanos e territoriais com vistas à concretização de inúmeros direitos fundamentais, utilizando-se como balizas os princípios da igualdade e da proporcionalidade. Trata-se de um dever fundamental de ordenação. Os espaços urbanos e territoriais precisam de uma correta ordenação, de modo que possam cumprir suas funções sociais, assim como preceitua os Textos Constitucionais do Brasil e de Portugal. Aborda-se, ao longo do presente estudo, a importância de uma eficaz política de mobilidade urbana, de transportes públicos, de defesa do meio ambiente, entre outras políticas, destacando-se a importância da legislação ambiental e urbanística e de seus instrumentos para o sucesso de intervenções urbanas inclusivas e sustentáveis”, diz a sinopse do livro, que chega durante a discussão da revisão do Plano Diretor de Natal, que está em andamento nas comunidades e deve chegar à Câmara de Vereadores até o final deste ano.

“No livro, falo sobre planejamento inclusivo, transportes públicos, mobilidade urbana, descentralização do planejamento urbano, planos urbanísticos e governança interfederativa, avanço trazido pelo estatuto da metrópole. Bem como sobre tudo que vai ser discutido na revisão do Plano Diretor da capital, como a questão das zonas de proteção ambiental, que é bem complexa. Consegui contemplar a maior parte das discussões que vão ocorrer na revisão do PD. Por isso, além de juristas, a obra também é indicada para arquitetos, urbanistas, geógrafos, consultores e gestores públicos”, conta o autor.

Os interessados podem adquirir o livro pelo site MoreBooks