Professor de Medicina fala sobre causas e prevenções da cegueira

“Conceituando a Deficiência Visual numa perspectiva clínica, intervencionista à prevenção de doenças: Causas e efeitos” foi a palestra do Oftalmolgista José Edvan de Souza Júnior, professor da Faculdade de Ciência da Saúde (FACS), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), dentro da programação especial alusiva ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, promovida pela Diretoria de Inclusão (DAIN), que teve início neste dia 1º e vai até o dia 03 de dezembro.

O prof. José Edvan de Souza dissertou sobre as possibilidades de perda da visão e as intervenções possíveis para prevenção. Como público, estavam presentes professores, técnicos e alunos da Instituição. Ele falou sobre ametropias, catarata, glaucoma, degeneração macular, retinopatia diabética como as principais causas da cegueira e depois citou as intervenções que podem prevenir essas doenças, como o pré-natal, teste do olhinho, teste oftalmológico e campanhas educativas.

Após concluir a palestra, o oftalmologista colocou-se a disposição para tirar as dúvidas do público e também aproveitou para relatar sobre um projeto que tem a sua coordenação e que realiza pesquisas nas escolas públicas de Mossoró com o objetivo de coletar informações para, no futuro, possibilitar a criação de uma lei que estimule o Poder Público a atuar preventivamente na correção visual de crianças a partir dos estudantes das escolas públicas com a consulta e doação de óculos.

A diretora da DAIN, Prof. Dra Ana Lúcia Aguiar, destacou “a importância desse evento na Universidade pela efetivação dos direitos da dignidade, do bem estar, da qualidade de vida e estas palestras que estão acontecendo tem a perspectiva de abrir portas, abrir pistas no sentido de dar visibilidade a discussão sobre a inclusão, os limites, as necessidades de estarmos debruçados sobre os limites do outro que muitas vezes nós pensamos que é simples, é bobagem, mas uma aula como essa que tivemos hoje e que elucida muitas dúvidas dos profissionais da educação.”

Foto: Ivanaldo Xavier