Professor de Geografia da Uern lança livro

O professor Dr. Rosalvo Nobre Carneiro da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) publicou o livro “Educação geográfica do agir comunicativo: Geografia escolar do mundo da vida” pela Appris Editora.

A obra problematiza o uso da linguagem mediante sua função comunicativa voltada ao entendimento, lançando luzes para a sua ausência na escola, bem como no ensino e na aprendizagem de Geografia.

Parte da constatação de que a tradição crítica da Geografia no Brasil havia posto a interpretação do mundo pelo sistema econômico e político em primeiro plano no saber geográfico. Ela fizera isso a partir de categorias da economia política que se tornaram questionáveis (como dados explicativos por si sós da realidade), muito antes da sua eclosão no interior do próprio pensamento crítico geográfico no final da década de 1970.

O docente atua no Departamento de Geografia e no Programa de Pós-graduação em Ensino do Campus Avançado de Pau dos Ferros.

O livro pode ser adquirido AQUI.