Professor da UERN vence etapa estadual do Prêmio SEBRAE de Jornalismo

O SEBRAE no Rio Grande do Norte anunciou nesta terça-feira (2) os vencedores da etapa estadual da quinta edição do Prêmio SEBRAE de Jornalismo (PSJ), que reconhece matérias relacionadas ao universo dos pequenos negócios, veiculadas ao longo do ano passado.

Dentre os trabalhos premiados está o do professor Ms. Esdra Marchezan Sales – ‘Os Caminhos do Comércio Justo’ (Portal Defato.com), que levou o título na categoria Webjornalismo.

Vinculado ao Departamento de Comunicação Social (DECOM/UERN), o professor Esdra Marchezan é diretor da Universitária FM e comemora o reconhecimento do trabalho: “Agora iremos concorrer na etapa nacional”, afirma Esdra, acrescentando que um dos alunos de Radialismo, Tárcio Araújo, está concorrendo junto com ele ao Prêmio BNB. “O resultado será divulgado em maio. Espero que nosso exemplo sirva para incentivar os alunos a participarem de outros prêmios. Temos bons alunos.”, ressalta Esdras.

O professor observa que muitos prêmios, especialmente os estaduais, contam com poucas participações de estudantes. “Alguns não têm sequer trabalhos inscritos”, pontua Esdras, que já está articulando com seus alunos a participação em prêmios com inscrições abertas.

Além da reportagem de Esdra, também foi premiado o trabalho ‘Aposentadoria Empreendedora’ (Rede Inter TV Cabugi), vencedor da categoria Telejornalismo. Nas demais categorias, não houve trabalhos classificados. As duas matérias representarão o Rio Grande do Norte na etapa nacional da premiação, que será entregue em Brasília (DF), no dia 6 junho.

O objetivo do prêmio é valorizar o empreendedorismo, assim como o trabalho do jornalismo brasileiro que divulga as práticas empreendedoras no país. O prêmio conta com participação promocional da Revista Imprensa e apoio institucional da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) e da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (ITERCOM).

Reportagem (clique AQUI)– A reportagem de Esdra Marchezan, no portal Defato.com, em Mossoró, mostra como o Fair trade muda a realidade e a vida de pequenos produtores ligados a cooperativas. A matéria enfatiza o fato de o Rio Grande do Norte ser o estado brasileiro com maior número de produtos com o selo de Comércio Justo e Solidário, entre eles o melão, castanha de caju e mel. O material fotográfico que ilustra a reportagem é assinado pelo repórter fotográfico Fred Veras.

Com informações da assessoria do SEBRAE