Professor da UERN toma posse na diretoria da região Nordeste da SOBER

O professor Me. Joacir Rufino, do departamento de Ciências Econômicas do Campus Avançado Prefeito Walter de Sá Leitão da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), em Assú, assumiu uma das diretorias da região Nordeste da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural (SOBER). A posse ocorreu nesta semana, dentro da programação do 55° Congresso da SOBER, realizado na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), no Rio Grande do Sul.

A diretoria do Nordeste tem dois representantes da região, o professor da UERN e uma professora da universidade da Bahia. O mandato terá duração de dois anos.

A SOBER é uma das mais importantes entidades na área e tem como objetivo desenvolver o intercâmbio científico, a pesquisa e o ensino em ciências sociais rurais. Para o professor Joacir Rufino, a participação da UERN na entidade representa um fortalecimento nos estudos e pesquisas na área de economia, administração e sociologia, voltadas para a região rural.

“Uma das propostas da entidade é ampliar a articulação entre pesquisadores e fomentar pesquisas nas áreas de ciências rural. O intuito é que os estudos incentivados pela SOBER possam embasar a elaboração de políticas públicas visando o desenvolvimento da região”, enfatiza o professor.

REPRESENTATIVIDADE
O professor Joacir Rufino também está representando a UERN no V Colóquio de Agricultura Familiar e Desenvolvimento Rural, que está sendo realizado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS). Ele ministrará nesta sexta-feira, 4, uma palestra sobre a Reconfiguração de Política de Crédito e o seu Papel no Desenvolvimento Rural. O evento também conta com a participação do professor da UERN, Emanuel Márcio Nunes. “A Universidade nos deu todo o apoio para que possamos representá-la neste evento de grande repercussão”, diz o professor.