...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Professor da UERN tem trabalho premiado em evento do CSBC

Trabalho de professor da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) foi premiado como o melhor no 3° Workshop sobre Aspectos Sociais, Humanos e Econômicos de Software (WASHES), que integra a programação do 38º Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC). O evento foi realizado no Centro de Convenções, em Natal.

O estudo do professor Henrique Holanda propõe especificar e detectar antipadrões para Web serviços orquestrados com Bpel4People. Ele explica que geralmente técnicas de análises procuram erros como deadloks abstraindo dados e usuários. Para resolver algumas das limitações das abordagens existentes, o trabalho propôs uma nova estrutura de análise baseada no sistema citado.

Os resultados mostram que a abordagem proposta tem uma precisão média de detecção de mais de 97% e um recall de 100%. O trabalho premiado abre margem para estudos futuros, a fim de identificar e detectar outros antipadrões para Bpel4People, além de testar a proposta em outros sistemas de especificação de fluxo.

Além do professor Henrique Holanda, o trabalho tem como autores Carla Katarina Marques, Francisca Aparecida Pinto e Yann-Gaël Guéhéneuc.

Henrique Holanda avalia positivamente o resultado. “A conquista é importante, pois reforça nossa teoria que estamos contribuindo positivamente com a evolução qualitativa desta tecnologia de ponta globalizada que são os serviços Web”, destaca o professor.

O 38º CSBC teve a UERN como anfitriã e reuniu mais de mil pessoas de todo o país. O Congresso é composto por 25 eventos paralelos, sendo o evento mais importante da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e o maior em computação em nível acadêmico na América Latina, unindo profissionais de todo o Brasil.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support