...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Professor da UERN tem texto citado em questão do ENEM

Uma das questões da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) de 2018 foi elaborada a partir de um texto do professor Joacir Rufino de Aquino, do Campus Avançado Prefeito Walter de Sá Leitão (CAWSL), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), em Assú. O professor e pesquisador Joacir Aquino é um dos especialistas em Agricultura Familiar do Brasil.

Para ele, a utilização do seu texto como fonte em uma questão de um exame nacional é um reconhecimento à produção científica desenvolvida na UERN. “É uma forma de valorizar o trabalho que nós temos na Universidade ao longo dos anos e a nossa parceria com outras instituições do Brasil”, destaca. O professor afirma que espera que a citação no ENEM sirva para fortalecer o reconhecimento da UERN em nível nacional.

O trecho citado no ENEM foi extraído do artigo “O financiamento público da produção agroecológica e orgânica no Brasil: inovação institucional, obstáculos e desafios”, publicado no livro “A Política Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica no Brasil – Uma trajetória de luta pelo desenvolvimento rural sustentável”. A obra é organizada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), órgão ligado ao Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão.

Joacir Aquino é professor da UERN

“No artigo, fazemos uma avaliação da política de crédito rural no Brasil, voltada para o apoio da produção de produtos orgânicos e agroecológicos”, explica. O trabalho do professor da UERN em Assú foi desenvolvido em parceria com os professores Marcio Gazolla (Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR-PPGDR, Pato Branco) e Sergio Schneider (Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, Porto Alegre).

Joacir Aquino tem vasta experiência em pesquisas na área de agricultura familiar. Além da publicação do livro, citado no ENEM, o professor teve textos publicados no Portal Brasil Debate e na Carta Capital, dois dos portais de discussões mais importantes do Brasil; na Revista de Economia e Sociologia Rural, da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural (SOBER), a mais importante do Brasil na divulgação e difusão de resultados de pesquisas nas áreas de economia, administração, extensão e sociologia rural; e foi palestrante na II Jornada de Agricultura Familiar: Rupturas, Resiliências e Políticas Públicas, promovida pela Universidade de Brasília (UnB).

 

 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support