...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Professor da Uern tem artigo publicado em revista polonesa de turismo

O professor Jean Henrique Costa, do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais e Humanas (PPGICISH) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), teve artigo publicada na revista polonesa “Turyzm”. O trabalho é intitulado “Uma linha tênue entre vermelho e escuro: turismo anti-comunista induzido por filmes” (A fine line between red and dark: Anti-communist film-induced tourism).

A publicação foi desenvolvida juntamente com a professora Dr. Bintang Handayani, da Universiti Malaysia Kelantan (UMK), na Malásia. O estudo explora o ‘Movimento de 30 de setembro’, que encenou um golpe comunista em 1965 como motivação de viagem para um museu anticomunismo.

Para o estudo de caso, foram utilizadas teorias do ‘enquadramento’, para examinar a trama do filme negativo (Loureiro, de Araújo, 2015) e como essa trama enquadra o turismo negro, e do ‘usos e gratificações’, para avaliar as intenções de visitar lugares escuros no contexto de Pengkhianatan G30S / PKI (um filme indonésio).

Os resultados apontam que as tramas e cenas de filmes negativos são temas característicos que podem ser usados como atributos de motivações de filmes em vermelho ou escuro para o turismo.

A “Turyzm” é a mais antiga publicação científica polonesa dedicada ao turismo. O periódico é publicado pelo Instituto de Geografia Urbana e de Turismo da Universidade de Lodz, desde 1985.

O artigo do professor pode ser conferido aqui.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support