Professor da Uern publica livro sobre a obra Emílio de Jean-Jacques Rousseau

Texto: Vanessa Elen – Estagiária de Jornalismo

O professor Dr. Manoel Jarbas Vasconcelos Carvalho, do Departamento de Filosofia da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (DFI/Uern), publica o livro intitulado “Teoria do Conhecimento e Educação em Jean-Jacques Rousseau”.

A publicação foi feita pela Editora UERN em parceria com a Editora Fi, sendo resultado da tese de doutorado em Educação do mencionado professor, iniciada em agosto de 2013 e concluída em outubro de 2017, pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

O problema inicial que motivou a pesquisa e a escrita desse trabalho, segundo o docente, surgiu após a leitura da obra Emílio de Rousseau. “Percebemos a atuação de diversos matizes teóricos, como o racionalismo e o empirismo, atuando no desenvolvimento do plano educacional feito para o Emílio, seu aluno imaginário. A pergunta que guiou nossa curiosidade, desde então, foi saber se havia uma teoria do conhecimento própria de Rousseau e, se positiva a resposta, como ela estava ligada às suas teorias da educação”, pontua.

Nesse sentido, o objetivo deste trabalho é compreender a origem e o desenvolvimento da Teoria do Conhecimento de Rousseau. Para depois entender como ele formulou suas teorias sobre educação, principalmente em Emílio.

A obra está disponível para download e pode ser acessada através deste link.

SOBRE EMÍLIO, DE ROUSSEAU

Clássico da filosofia moderna, Emílio ou da Educação foi publicado em 1762 e causou espanto e fascínio nas pessoas da época. Trata-se de um romance pedagógico que conta a educação de um órfão nobre e rico, de seu nascimento até seu casamento.

Rejeitando os métodos pedagógicos de seu tempo, Jean-Jacques Rousseau mostra como é possível educar uma criança segundo a natureza e, com isso, protegê-la dos vícios da sociedade.

Síntese de décadas de reflexão e resultado de anos de redação, Emílio é a obra-mestra para entender o pensamento de Rousseau e uma referência fundamental para a reflexão sobre o problema da educação.

EDITORA UERN
A Editora Universitária da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – EDUERN é responsável pela publicação e divulgação de livros oriundos do conhecimento produzido pela comunidade acadêmica.

As obras são lançadas com certificação – ISBN – junto à Biblioteca Nacional e estão disponíveis na Livraria Cooperativa Cultural, localizada no Centro de Convivência do Campus Central da UERN em Mossoró.

Os interessados em publicação podem visitar a Editora Universitária no Centro de Convivência da UERN ou entrar em contato pelo e-mail edicoesuern@live.com.