Professor da Uern publica artigo na revista Trans/form/ação da Unesp

Texto: Vanessa Elen – Estagiária de Jornalismo

O professor Guilherme Paiva de Carvalho, do Departamento de Filosofia (DFI) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), publicou artigo na Revista Trans/form/ação, do Programa de Pós-graduação em Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), no Dossiê “Filosofias do Sul: entre a África e a América Latina”.

A pesquisa intitulada “Pensamento pós colonial, gênero e poder em María Lugones: Multiplicidade Ontológica e Multiculturalismo” tem o objetivo de refletir a respeito das concepções de gênero, poder, multiplicidade e multiculturalismo, em María Lugones, que foi professora, filósofa e pioneira nos estudos do feminismo decolonial. Segundo resumo do artigo, o trabalho “aborda a perspectiva do pensamento pós-colonial e a noção de colonialidade do poder”.

A revista Trans/form/ação vem sendo editada desde 1974 e tem como missão “publicar, por meio eletrônico e impresso, textos de excelência em filosofia ou de relevância filosófica, socializando o conhecimento, buscando promover o debate e a interlocução de ideias”, de acordo com o site do periódico.

O artigo do professor pode ser conferido aqui.

SOBRE MARÍA LUGONES

María Lugones foi uma filosofa, professora, feminista e ativista argentina. Cursou filosofia na Universidade da Califórnia, em Los Angeles, fez mestrado pela Universidade de Wisconsin-Madison, e depois doutorado na mesma instituição, com habilitação em Ciências Políticas. Seus trabalhos têm ênfase na decolonialidade nos estudos feministas. Os dois principais textos da filósofa são denominados Decolonialidade e gênero e Rumo a um feminismo decolonial.