Professor da Uern publica artigo em revista Qualis A

O professor Andersonn Henrique Araújo, do Departamento de Artes, da Faculdade de Letras e Artes (Fala) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) publicou um artigo na Revista da Associação Brasileira de Educação Musical (Abem). A publicação tem conceito Qualis A.

Intitulado “Da casa de taipa à colação de grau: interlocuções entre o perfil do estudante concluinte de licenciatura em música, as sociabilidades e o capital cultural”,  o artigo propõe uma reflexão sobre o perfil do formando em Música na Uern, a partir dos relatórios provenientes dos questionários dos estudantes que são preenchidos quando os alunos prestaram o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade).

No estudo, foi percebido que há um avanço na expansão do ensino superior nas classes populares dado que, em sua grande maioria, o estudante de Música é proveniente de famílias com baixa renda e escolaridade. De modo que o estudar Música torna-se possibilidade de ascensão no sentido do nível escolar da família.

“Esse artigo é muito coletivo, muito nosso, são reflexões que temos nos grupos de pesquisa da Uern, no Gecom, no GPPEM, no NDE, nas reuniões de departamento, nas conversas na cantina, etc. Sinto que é uma conquista muito coletiva. O que fiz foi sintetizar as nossas experiências do cotidiano a partir da interlocução da sociologia da educação e os dados apresentados no perfil socioeconômico do Enade. Quando cruzados, os dados mostraram aquilo que vivenciamos no nosso cotidiano na Uern: a importância do ensino superior gratuito na transformação social das vidas dos nossos alunos”, declara o professor.

O artigo pode ser conferido aqui.