Professor da Uern publica artigo em revista internacional

Texto: Vanessa Elen – Estagiária de jornalismo

O professor Leonardo Cândido Rolim, do Departamento de História da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (DHI/Uern), publicou artigo na revista Temas Americanistas, editada pelo Departamento de História da América da Universidade de Sevilla (Espanha). O periódico internacional publicou seu primeiro dossiê sobre a História do Brasil Colonial, na última quinta-feira (30/12), contendo o artigo “Os Sertões do Norte da América Portuguesa nos escritos dos agentes da Igreja (1690-1780)”, do mencionado professor.

O trabalho corresponde à continuação das pesquisas feitas em sua tese de doutorado em História Econômica, defendida na Universidade de São Paulo (USP), em 2019. O estudo consiste em analisar as escrituras de agentes eclesiásticos (sacerdotes, padres) para os Sertões do Norte, entre o final do século XVII e as últimas décadas do século XVIII.

Segundo trecho retirado do resumo do artigo, “serão investigadas as percepções dos agentes, distintas ou similares, acerca das alternativas de explorar as potencialidades dos Sertões do Norte a partir do esquadrinhamento do território”.

A revista Temas Americanistas iniciou sua jornada em 1982 e desde então vem publicando artigos científicos relacionados aos problemas da América Hispânica. Seu objetivo é “contribuir para o conhecimento dos diversos aspectos políticos, econômicos, sociais e culturais da América Latina, enfocando especialmente o período colonial”, segundo o site do periódico.

A pesquisa pode ser acessada no site da revista ou por meio deste link.