...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Professor da Uern Natal lança “Manual Teórico e Prático de Advocacia Ambiental’

O Prof. Dr. Carlos Sérgio Gurgel, da Uern Natal, se dedica ao Direito Ambiental desde 2004 e está lançando mais uma obra sobre o assunto, dessa vez em coautoria com o jurista e professor baiano Georges Humbert.  O Manual Teórico e Prático de Advocacia Ambiental traz doutrina, petições, pareceres, jurisprudência e soluções de questões. O livro editado por carioca GZ, já pode ser adquirido em fase de pré-venda pelo site da editora. Link AQUI.

A obra é apresentada como uma fonte de “orientação para aprendizado do tema do Direito Ambiental”, fornecendo “conhecimento de temas essenciais e fundamentais do Direito Ambiental brasileiro”.  O manual também anuncia “trazer soluções práticas e de casos concretos”. Os autores dizem discorrer na obra sobre a temática, na legislação e na jurisprudência, com um texto “direto, sintético e sem deixar de enfrentar as polêmicas da matéria”. E indicam o manual para os que exercem ou irão exercer a advocacia, bem como para os que prestarão concursos públicos nos quais a matéria será cobrada.

Sobre os autores:

Carlos Sérgio Gurgel é  professor do curso de Direito da Uern Natal, advogado ambiental desde 2004; especialista em Direitos Fundamentais e Tutela Coletiva pela Fundação Escola Superior do Ministério Público do Rio Grande do Norte – FESMP/RN (2007); mestre em Direito pela UFRN (2010) e doutor em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa (2017), com título revalidado pela UFRGS, e  geógrafo; conselheiro Seccional da Ordem dos Advogados do Rio Grande do Norte (OAB/RN), presidente da Comissão de Direito Ambiental da OAB/RN (2022-2024); membro do Conselho Científico da Revista de Filosofia do Direito, do Estado e da Sociedade – FIDES/UFRN e da Revista Direito e Liberdade da Escola da Magistratura do Estado do Rio Grande do Norte; membro titular da Câmara Setorial de Comércio e Serviços do Estado do Rio Grande do Norte; conselheiro titular no Conselho da Cidade (CONCIDADE) do Município de Natal; conselheiro suplente no Conselho Municipal de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (CONPLAM), associado da Associação dos Professores de Direito Ambiental do Brasil – APRODAB e da União Brasileira da Advocacia Ambiental (UBAA), e vice-líder do Grupo de Pesquisa Direitos Fundamentais e Desenvolvimento da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Georges Louis Hage Humbert é advogado e professor, com mais de duas décadas de carreira jurídica; doutor e mestre em direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; pós-doutor pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra – Portugal; presidente do Instituto Brasileiro de Direito e Sustentabilidade – Ibrades; membro da comissão de defesa do meio ambiente da OAB/BA; membro do Instituto dos Advogados Brasileiros – IAB; ex-membro do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama), e ex-membro do Comitê de Respostas à Desastres do Conselho de Governo da Presidência da República. Foi gerente de Projetos do Ministério do Meio Ambiente; Foi Superintendente de Políticas Ambientais do Estado de Goiás; assessor especial da Secretaria-Geral da Presidência da República; assessor especial da presidência dos correios, e membro do Conselho de Meio Ambiente da Federação das Indústrias do Estado da Bahia.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support