...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Professor da UERN Natal lança livro sobre Direito Urbanístico

O segundo livro do professor Carlos Sérgio Gurgel será lançado, nesta quinta(26), com o selo da editora Lumen Juris. A obra “Direito Urbanístico Luso-Brasileiro: cidades sustentáveis e inclusivas, direitos fundamentais e dever estatal de ordenação” é fruto da tese de doutorado do docente do curso de Direito da UERN Natal, pela Universidade de Lisboa, em 2017, sob a orientação do consagrado constitucionalista português Jorge Miranda, que prefacia a obra que se divide em dois volumes.

“Depois de defendida e aprovada à unanimidade pela banca examinadora, a tese passou por atualizações necessárias até que chegasse ao texto desse livro, que agora está disponível ao público que se interessa por essa temática de fundamental importância para a concretização de direitos fundamentais nos espaços urbanos”, comemora o autor. O objetivo central é destacar o dever fundamental de realizar um correto ordenamento urbano e territorial, o que deve ser empreendido pelos entes federativos (na realidade brasileira) e pela Administração Pública (na realidade portuguesa), de modo que haja a máxima concretização de direitos fundamentais, sem os quais não se pode falar em cidades sustentáveis, cidades inclusivas ou até mesmo em direito à cidade”, comenta o autor, que também é membro do Conselho de Planejamento Urbano do Município de Natal.

A live de lançamento do primeiro volume, nesta quinta, será a partir das 16h, com transmissão pelo canal UERNNatal no Youtube, com a participação  do Secretário Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo de Natal, Thiago Mesquita; o presidente da Comissão de Revisão do Plano Diretor de Natal na OAB/RN, Mário Pegado e o Prof. Dr. Sérgio Alexandre Braga, dos cursos de Direito da UERN Natal e da UFRN, além do Prof. Dr. Jorge Miranda, da Universidade de Lisboa.

O livro é fruto de pesquisas realizadas no âmbito do Curso de Doutorado em Direito da Universidade de Lisboa (área: ciências jurídico-políticas), sob a orientação do Prof. Dr. Jorge Miranda, no período entre os anos de 2011 a 2015.

“O livro começa por um enquadramento geral: a realização dos espaços urbanos. A seguir, trata do papel do Estado na dinâmica do Direito do Ordenamento Urbano e, em terceiro lugar, versa sobre a atuação do Estado no ordenamento dos espaços urbanos no Brasil e em Portugal, observando os mecanismos e os instrumentos adotados e atendendo ainda à jurisprudência mais significativa. O Direito do Urbanismo corresponde a um setor especializado ou particular dentro do Direito Administrativo, mas Carlos Sérgio Gurgel da Silva não se circunscreveu a um estudo mais técnico desse setor. Ao invés, situa-o no conjunto do sistema jurídico e, antes de mais, vendo-o à luz dos direitos fundamentais. De resto, outrossim geógrafo de formação, ele tem uma versão multidisciplinar sobre o fenómeno das cidades que muito enriquece a obra”, destaca o Prof. Jorge Miranda, no prefácio.

Defende-se ao longo de toda obra que os direitos concernentes ao urbanismo estão posicionados no elenco dos direitos fundamentais e precisam de ampla efetivação, pois somente dessa forma poderemos falar em direito à cidade, cidades inclusivas e cidade sustentáveis.

No dia do lançamento, o livro estará sendo comercializado no site da editora Lumen Juris, com desconto de lançamento de 50%. O volume II tem previsão de lançamento para 2022.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support