...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

PROFESSOR DA UERN MINISTRA PALESTRA SOBRE SOFTWARE LIVRE NA UFC

O coordenador do Núcleo de Educação à Distância (NEAD), professor Alysson Mendes de Oliveira, ministrará palestra na Universidade Federal do Ceará (UFC), conforme programação que será realizada no período de 19 a 22 de setembro, direcionada à II Semana de Software Livre da UFC. A participação do professor da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) ocorrerá no dia 20, quando abordará o tema "Software Livre na Educação: É possível educar-se livremente?".

Na oportunidade, o professor informa que se discutirá tecnologias e modelos de implantação de software livre aplicáveis à região, sendo que ele abordará, ainda, a experiência de inclusão digital da UERN, através do projeto Recriação, o qual foi premiado no I Seminário de Inclusão Digital de Mossoró.

 

Software Livre – é o software disponível com a permissão para qualquer um usá-lo, copiá-lo, e distribuí-lo, seja na sua forma original ou com modificações, seja gratuitamente ou com custo. Em especial, a possibilidade de modificações implica em que o código fonte esteja disponível.

– é o software disponível com a permissão para qualquer um usá-lo, copiá-lo, e distribuí-lo, seja na sua forma original ou com modificações, seja gratuitamente ou com custo. Em especial, a possibilidade de modificações implica em que o código fonte esteja disponível.

Se um programa é livre, potencialmente ele pode ser incluído em um sistema operacional também livre. E importante não confundir software livre com software grátis porque a liberdade associada ao software livre de copiar, modificar e redistribuir, independe de gratuidade.

Existem programas que podem ser obtidos gratuitamente mas que não podem ser modificados, nem redistribuídos. Por outro lado, existe a possibilidade de uso não-gratuito em todas as categorias listadas no que segue.

 

O professor – Alysson Mendes Oliveira é usuário Linux desde 1998, Graduado em Ciência da Computação pela UERN em 2003, professor do Curso de Ciência da Computação da UERN na área de redes, sistemas distribuídos e multimídia desde 2004.

– Alysson Mendes Oliveira é usuário Linux desde 1998, Graduado em Ciência da Computação pela UERN em 2003, professor do Curso de Ciência da Computação da UERN na área de redes, sistemas distribuídos e multimídia desde 2004.

Ministra a disciplina "Informática na Educação" no curso de Pedagogia. A partir de 2005 é coordenador de Educação a Distância da UERN.

Em 2006 virou membro do Projeto de Extensão Recriação – Ações Integradas de Apoio a Criança e ao Adolescente, inserindo no projeto ações de inclusão digital com crianças e adolescentes da faixa de 8 a 14 anos, utilizando software livre educativos.

Ministrou cursos de OpenOffice/BrOffice para a Prefeitura Municipal de Mossoró e também é colaborador do projeto Casa Brasil de Mossoró, apoiado pelo Instituto AMA. Atualmente está desenvolvendo uma proposta pedagógica de utilização de informática na educação para as escolas públicas municipais.

 

 

AGECOM/UERN

Edilson Damasceno

3315 2115

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support