PROFESSOR DA UERN LANÇA REVISTA SOBRE JOSÉ SARAMAGO

No próximo dia 14 de julho, às 19h, no auditório da Biblioteca Municipal Ney Pontes Duarte, será realizado o lançamento da edição especial do “Caderno-revista 7faces” em homenagem ao escritor português José Saramago. O trabalho, de autoria do Profº Ms. do Departamento de Letras Vernáculas da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Pedro Fernandes, será apresentado on-line e fisicamente numa sessão aberta ao público.
O evento ainda terá a apresentação da primeira edição da revista eletrônica de contos “Cruviana”. Durante o evento será gravada uma edição do programa Pedagogia da Gestão para a Tv a Cabo de Mossoró (TCM) recebendo como convidados Pedro Fernandes (editor da “7faces”), o jornalista Jotta Paiva (editor da “Cruviana”), o jornalista Esdras Marchezan e o poeta Clauder Arcanjo.
O professor Pedro Fernandes explica que o material da 7faces conta com ensaios de Brasil, Portugal e Argentina e com ilustrações de artistas plásticos brasileiros e portugueses que compuseram suas obras a partir do trabalho de José Saramago. “A edição terá ainda um catálogo em que é possível se ler um texto meu, resultado de uma conferência e notas compostas para dois cursos sobre José Saramago. Nesse catálogo também vem uma entrevista realizada com o poeta e professor Horácio Costa, autor de ‘José Saramago – o período formativo’ (Caminho, 1997), em que ele comenta sobre este seu texto bem como sobre a obra poética de Saramago”, acrescenta.
O professor explica que o trabalho é esforço de uma parceria nascida há um ano com a UFRN, UnP, UFPE, UFU, Universidade Presbiteriana Mackenzie, UERN, UFFS, UNESP, UFG, UnB, da Universidade Aberta de Lisboa, da Universidade de Lisboa, do Instituto Camões, da Fundação Calouste Kulbenkian, da Biblioteca Nacional de Portugal e da Cátedra de Estudos Saramaguianos da Universidad Católica de Córdoba, Argentina. Neste último caso, com apoio do professor Miguel Koleff que atuou no conselho editorial.
O professor Pedro Fernandes informa ainda que no Youtube, há um vídeo produzido para divulgar a ideia que pode ser visto acessando: http://www.youtube.com/watch?v=3DioegAQw7o