PROFESSOR DA UERN LANÇA LIVRO EM NATAL E MOSSORÓ

O professor Julio Francisco Dantas de Rezende lança, no dia 2 de abril na livraria Siciliano, no Shopping Midwayem Natal, o livro “Matrix e a Administração Transpessoal”. A obra também será lançada em Mossoró em 13/04, na TCM, e tem previsão de ser publicada em inglês. O livro “Matrix e a Administração Transpessoal” disserta sobre a experiência da consciência, assim como no budismo, como útil à prática da administração.

“Acredito que esta será a administração do Terceiro Milênio: a de atenção aos estados emocionais de clientes internos e externos às organizações”, comenta o professor.

O livro utiliza a trilogia Matrix como uma metáfora para iniciar a discussão acerca do que seja a realidade, fazendo uso dos seus personagens e tramas como elementos úteis à discussão das teorias da administração. O livro está à venda nas livrarias como www.siciliano.com.br e www.livcultura.com.br.

O que a trilogia Matrix pode ensinar à administração e à vida pessoal? O livro “Matrix e a Administração Transpessoal”, através da investigação dos elementos relacionados aos estados de consciência, a tecnologia, a virtualidade, a inovação e a administração, aprofunda a discussão filosófica universal do que seja a realidade. Assim como em Matrix, é comum que se compartilhe um universo de ilusão e a falta de um questionamento crítico da realidade, também nas organizações esta problemática se faz presente.

“Olhar a realidade de forma questionadora é uma necessidade das organizações modernas nas quais se exige que se acompanhem as tendências do mercado”, diz o professor. Ele acrescenta que a história de Matrix trata de uma realidade virtual projetada nas mentes dos indivíduos pela Inteligência Artificial.

“Eis que então surge um grupo de revoltosos que não aceitam a condição de serem alienados e se revoltam contra essa condição. O líder deste grupo é Morfeu, que se empenha em libertar Neo da realidade que o aprisiona. A última parte do livro se dedica a explorar a necessidade da emergência de uma visão transpessoal das organizações, contemplando uma perspectiva mais humana, espiritual, sensível e responsável em relação aos indivíduos, organizações, relações e ao ambiente”.

Júlio Francisco Dantas de Rezende é administrador e bacharel em psicologia, mestre em administração pela UFRN; professor de graduação e pós-graduação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), pesquisador dos temas inovação, psicologia transpessoal e virtualidade, tendo realizado temporadas de estudo sobre gestão da inovação nos Estados Unidos (Harvard Business School e MIT) e psicologia e o budismo tibetano na Índia (Dharamsala).

Além disso, ele faz parte do Conselho Regional de Administração (CRA/RN) e desenvolve atividades como consultor e palestrante nas áreas de gestão da inovação, desenvolvimento humano e virtualidade sendo o criador da organização Inovatix.

Desde o lançamento de “Matrix” nos cinemas em 1999, Júlio vem ensinando a administração a partir de relacionamentos com o filme. O autor de “Matrix e a administração transpessoal” tem trabalhos apresentados em congressos nacionais e internacionais e pretende lançar outros livros aprofundando as temáticas da psicologia e da gestão transpessoal.

Agecom/UERN
Edilson Damasceno – 3315 2115