...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

PROFESSOR DA UERN INTEGRA A FRENTE PARLAMENTAR AMBIENTALISTA

O Professor Flávio Lima, do Departamento de Ciências Biológicas, da Faculdade de Ciências Exatas e Naturais (FANAT) foi convidado a integrar o Grupo de Trabalho de Conservação Marinha da Frente Parlamentar Ambientalista.

A Frente Parlamentar Ambientalista foi instituída para acompanhar os processos legislativos e outras atividades do Congresso Nacional que apresentem relação, direta ou indireta, com a questão ambiental, bem como para atuar, conjuntamente com a sociedade civil, no apoio a políticas públicas, programas e ações governamentais e não-governamentais, com o objetivo de alcançar padrões sustentáveis de desenvolvimento.

Sobre o convite para integrar a Frente Parlamentar, o professor Flávio Lima afirma: “O convite para integrar a Frente Parlamentar deve-se a minha atuação na área de pesquisa e conservação de mamíferos marinhos no Nordeste do Brasil. Como coordeno projetos de pesquisa na área (Projeto Cetáceos da Costa Branca – UERN; Projeto Pequenos Cetáceos – UFRN e Projeto Golfinho Rotador) fui convidado para representar essa especialidade junto ao Grupo de Trabalho de Conservação Marinha”, afirma.

Segundo o Prof. Flávio Lima a implantação do GT seguiu um modelo democrático e de valorização da representação da sociedade junto às esferas de decisões e desenvolvimento de políticas públicas voltadas a atender aos interesses da sociedade.

“O GT foi pensado e constituído para representar todos os segmentos da sociedade preocupados com a conservação marinha no Brasil. Trata-se de um grupo aberto e representativo de pesquisadores e ambientalistas comprometidos em fazer o país avançar na implantação de leis que permitam conservar os diversos ambientes e organismos marinhos de nosso país”. O Brasil possui cerca de 8 mil Km de costa marinha, entretanto, todo essa faixa de litoral e a imensa região oceânica sob jurisdição brasileira permanecem pouco conhecidas e fortemente impactadas  por atividades humanas. Quando falamos em mar, as pessoas geralmente pensam apenas na praia.

Poucos reconhecem a diversidade e importância do que está abaixo da superfície e além do que é possível enxergar”, explica o professor.

O Prof. Flávio Lima ficou responsável pela coleta e análise de toda a legislação federal sobre conservação marinha vigente no Brasil, como forma de evidenciar as lacunas legais existentes e propor Projetos de Lei sobre o tema. Também ficou responsável em organizar a apresentação dos resultados do Grupo para a próxima reunião prevista para setembro deste ano de 2008. “O grupo deve se reunir trimestralmente com os parlamentares para deliberações e discussões da pauta prevista”.

Além da implantação do GT de Conservação Marinha o Prof. Flávio Lima participou de reunião de trabalho com o Vice-Presidente da Comissão de Mudanças Climáticas (Dep. Ricardo Tripolli / PSDB-SP) para discussão de propostas de atividade com a essa Comissão no Nordeste do Brasil. O Professor participou ainda de Reunião de Trabalho com a Assessoria Parlamentar de Meio Ambiente para coleta de toda a legislação ambiental nacional pertinente à conservação marinha.

Segundo o Prof. Flávio “as primeiras atividades do Grupo foram muito proveitosas e creio que estamos dando um passo muito importante para o fortalecimento de políticas públicas de conservação marinha e desenvolvimento sustentável em nosso país”.

Clique aqui e veja a Composição da Frente Parlamentar e seus objetivos

 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support