...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Professor da UERN ganha prêmio Internacional de Relevância para a Conservação de Peixes-boi marinhos

O estudo “Estimativa Populacional e Distribuição de Peixes-boi marinhos Trichechus manatus na Bacia Potiguar‚ Brasil”, apresentado pelo Prof. Flávio Lima da UERN, ganhou o Prêmio “Trabalho de Maior Relevância para a Conservação de Peixes-boi da América Latina”. O prêmio foi conferido por um jurado formado por especialistas internacionais da área durante o I Simpósio sobre el estudio y la conservación de Sirenios en América Latina.

Outros dois trabalhos apresentados no evento também foram agraciados com o prêmio. O Simpósio está ocorrendo durante a 16ª Reunión de Trabajo de Expertos en Mamíferos Acuáticos de América del Sur y 10º Congreso de la Sociedad Latinoamericana de Especialistas en mamíferos Acuáticos (Solamac), na Cidade de Cartagena de las Índias, Colômbia, entre os dias 29 de novembro e dia 5 de dezembro.

O estudo apresentado pelo Prof. Flávio foi resultado de um projeto executado em parceria por pesquisadores do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Aquáticos (CMA-ICMBio), AQUASIS e Projeto Cetáceos da Costa Branca (PCCB-UERN), como condicionante ambiental do IBAMA para as atividades de Exploração e Produção de Petróleo e Gás realizadas pela Petrobras na Bacia Potiguar. Neste estudo preliminar foi possível estimar a população de Peixes-boi marinhos na Bacia Potiguar (RN e CE) por meio de sobrevoos realizados entre 2012 e 2014.

“Os resultados obtidos, mesmo de forma preliminar, são de grande importância para o desenvolvimento de estratégias de conservação para a espécie”, destaca o professor Flávio Lima. O Peixe-boi marinho é uma das espécies de mamíferos aquáticos mais ameaçadas de extinção no Brasil. A região da Costa Branca, divisa entre os estados do Rio Grande do Norte e Ceará, é uma das áreas onde ocorre maior número de encalhes de filhotes vivos desta espécie. A UERN realiza ações de pesquisa, conservação e educação ambiental na área desde 1998, por meio do Projeto Cetáceos da Costa Branca, coordenado pelo Prof. Flávio Lima. . “O prêmio recebido pela equipe é o reconhecimento dos esforços das instituições brasileiras envolvidas e será um grande estímulo para a continuidade dos estudos, dos quais a UERN está intensamente envolvida”, completou o professor Flávio.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support