...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Professor da UERN coordenará simpósio temático em seminário internacional sobre gênero

O professor de Literaturas Hispânicas do Departamento de Letras Estrangeiras da UERN, José Veranildo Lopes da Costa Júnior, coordenará o Simpósio Temático “Resistência e Dissidência sexual na Literatura Latino-americana: uma crítica ao autoritarismo”, dentro da programação do IX Seminário Internacional Desfazendo Gênero. O evento será realizado em novembro, na Universidade Federal Rural de Pernambuco.

O Simpósio Temático será desenvolvido em parceria com os professores Anselmo Peres Alós, do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM); Wanderlan da Silva Alves, do Programa de Pós-Graduação em Literatura e Interculturalidade da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB); e Thays Keylla de Albuquerque do Departamento de Letras da UEPB.

Segundo o professor, o simpósio busca pensar como a crítica feminista configura um campo amplo e heterogêneo de estudos que incorpora muitas vertentes teóricas e abordagens. Foi a partir das investigações das teorias feministas que emergiram os estudos de masculinidades (em especial aqueles que dedicam atenção às masculinidades subalternizadas), os estudos de gênero, os estudos gays e lésbicas e a teoria queer, caminhos que possibilitaram simultaneamente o questionamento dos cânones estéticos e das premissas heteronormativas que pautam o sistema valorativo nos estudos sobre arte, literatura e cultura.

O Simpósio visa discutir “como a literatura latino-americana, a partir das vozes dos exilados sexuais, dos sujeitos abjetos e dos dissidentes de gênero, tem respondido aos abusos, aos desmandos do poder e ao terrorismo de Estado da cultura etnocêntrica, patriarcal e heteronormativa mascarados de nacionalismo”. O debate terá ênfase nas experimentações e o questionamento realizados no campo dos estudos literários pela teoria queer e a textualização de diferentes formas de contestação e de resistência frente ao poder estatal no campo da produção literária latino-americana.

Durante o Seminário Internacional Desfazendo Gênero, o professor José Veranildo Lopes da Costa Júnior também apresentará uma comunicação oral intitulada “Revoluções homossexuais afrobolivianas em Edson Hurtado”.

Os interessados também podem submeter trabalhos para participação do Seminário até 8 de outubro. Mais informações podem ser obtidas no site do evento.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support