...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Professor da UERN coordenará painel em evento internacional em Coimbra, Portugal

O professor Antonio Júlio Garcia Freire, lotado no Departamento de Ciências da Religião, Campus de Natal, será um dos coordenadores do painel Ethical Landscapes in Epicureanism, a ser realizado de 26 a 29 de junho, na Universidade de Coimbra, Portugal, durante o 12th. Celtic Conference in Classics (CCC).

O objetivo do painel é explorar a dimensão ética do pensamento epicurista no período helenístico, com abordagens transversais que vão além do contexto estritamente filosófico, tais como as relações entre ética e política, retórica, religião, literatura e estudos de gênero. Conforme Antonio Júlio, estima-se que os participantes possam trazer comunicações relacionadas ao epicurismo antigo grego e romano, mas também contribuições sobre a recepção do pensamento ético epicurista em outros períodos. O painel também é coordenado pelo professor Markus Figueira (UFRN).

Desde 1998, a Celtic Conference in Classics (CCC) tem alternado entre universidades na Grã-Bretanha, França e Irlanda. Este é o primeiro ano em que o evento será realizado em Portugal. São mais de 20 painéis sobre temas gerais em Estudos Clássicos (história greco-romana, filosofia, literatura, arqueologia, recepção). Os painéis contam cerca de dez a vinte apresentadores.

O CCC permite que cada painel explore questões fundamentais em clássicas, formando um mosaico de perspectivas e abordagens interdisciplinares, proporcionado um campo fértil de trocas acadêmicas na área. Os painéis especializados estão abertos a especialistas de várias áreas e acadêmicos de estudos clássicos, de diferentes tradições e países.

Antonio Júlio explica que os participantes são encorajados a construírem redes acadêmicas internacionais entre suas instituições de origem, a fim de fomentar a colaboração futura. O CCC é considerado uma organização democrática, inclusiva e aberta a pesquisadores e estudantes para discutir questões fundamentais da sociedade e cultura greco-romana.

Mais informações: https://www.celticconferencesinclassics2019.com/ e https://www.facebook.com/ethical.landscapes.epicureanism/

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support