...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Professor da UERN compõe Grupo de Acompanhamento de Projetos de Biodiversidade Marinha

O professor Flávio Lima, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), participou no final da semana passada, no Rio de Janeiro, de mais uma reunião promovida pela Petrobras dentro da Rede Biomar, que realiza ações de preservação das espécies e ambientes marinhos. Esses encontros periódicos contam com a participação dos coordenadores de projetos de referência e especialistas convidados.

A Petrobras patrocina projetos de ações de pesquisa, conservação e educação por meio do Programa Petrobras Socioambiental. Entre eles, destacam-se 5 projetos que atuam diretamente na conservação da biodiversidade marinha, que compõem a Rede Biomar: Projeto Coral Vivo, Projeto Baleia Jubarte, Projeto Albatroz, Projeto Tamar e Projeto Golfinho Rotador.

Este último é coordenado pelo Prof. Flávio Lima, docente do Departamento de Turismo-Campus Natal da UERN. O Projeto Golfinho Rotador realiza ações de pesquisa, conservação e educação ambiental em Fernando de Noronha desde 1990 e é patrocinado pela Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental. O Projeto também executa atividades de envolvimento comunitário e desenvolvimento sustentável de Fernando de Noronha, por meio de cursos e capacitação dos moradores.

O Projeto Golfinho Rotador é institucionalizado pela UERN e conta com uma bolsista de iniciação científica (PIBIC/UERN/CNPq), estudante do curso de Turismo-Campus Natal. “A atuação do BIOMAR é de grande importância para a conservação das espécies e ambientes marinhos no Brasil, realizando ações diretas, propondo medidas em âmbito nacional e internacional e colaborando ativamente na formação de políticas públicas”, destaca o professor Flávio, que é membro do Grupo de Acompanhamento de Biodiversidade Marinha, da Petrobrás, desde a criação, em 2006.

O Brasil possui uma das maiores biodiversidades do mundo. Com um litoral de cerca de 8 mil km também possui uma elevada diversidade de vida marinha. Entretanto, segundo o professor Flávio Lima, os organismos e ambientes costeiros marinhos sofrem fortes ameaças à conservação devido a ocupação desordenada da costa.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support