PROFESSOR DA UERN APRESENTOU TRABALHO NO III CONGRESSO BRASILEIRO DE METABOLISMO

O professor Ms. João Batista, vinculado ao Departamento de Educação Física na FAEF, apresentou trabalho no dia 21 de maio, no III Congresso Brasileiro de Metabolismo, Nutrição e Exercício, realizado  na cidade de Londrina (PR), com a temática “Aptidão física de Escolares do Semiárido Brasileiro”.
Trata-se de um estudo desenvolvido em uma escola da rede municipal de ensino de Mossoró, com a participação de 84 escolares, sendo 38 meninos e 46 meninas, entre 10 e 17 anos, junto aos quais foram analisadas as variáveis que compõem a Aptidão Física Relacionada à Saúde (AFRS), como: resistência geral, flexibilidade, força de membros inferiores, resistência abdominal e composição corporal, sendo esta última analisada através do Índice de Massa Corporal (IMC). Nesse estudo,  realizado dentro da linha de pesquisa do doutorado do referido docente, no Centro de Ciências da Saúde, na UFRN, detectou-se que entre os 5 componentes que perfazem a AFRS, 3 estão classificados como insuficientes, flexibilidade, força de membros inferiores e a resistência abdominal, enquanto a composição corporal e a resistência geral encontram-se dentro do ideal. “Esses resultados são preocupantes, pois poderemos ter, num futuro bem próximo, uma população de adultos com a saúde comprometida em função da instalação das doenças crônicas não transmissíveis, que resultam do quadro sedentário das pessoas”, afirma o professor.
De acordo com ele, é preciso implantar políticas publicas que viabilizem a intensificação das atividades físicas, já a partir desta fase da vida.