PROFESSOR DA UERN ABORDA ENGENHARIA ELÉTRICA E INFORMÁTICA

O Professor doutor Pedro Fernandes Ribeiro Neto, Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação – PROPEG da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN lança o livro intitulado “Designing Solutions-Based Ubiquitous and Pervasive Computing: New Issues and Trends” (em português “Projetando soluções baseadas em computação ubíqua e pervasiva: novas questões e tendências”). O livro foi publicado nos Estados Unidos pela editora IGI Global. O Professor da UFERSA, Doutor Francisco Milton Mendes Neto também assina autoria e edição do livro. Detalhes do livro podem ser encontrados em http://www.igi-global.com/Bookstore/TitleDetails.aspx?TitleId=37309&DetailsType=Description

No livro, uma descrição das práticas atuais e desafios enfrentados pelos desenvolvedores de soluções ubíquas e pervasiva é realizada. Analisando os pressupostos teóricos, a pesquisa empírica, as implementações práticas e estudos de caso, este livro pretende apresentar uma visão abrangente, porém concisa do progresso recente em aplicações de computação ubíqua, bem como discutir novas metodologias, tecnologias e abordagens atualmente praticadas.

Verdadeiramente interdisciplinar, esta publicação serve como uma referência importante para pesquisadores no campo da engenharia elétrica e informática, estudantes, educadores, formadores e industriais interessados em redes de sensores, sistemas embarcados, sistemas distribuídos, redes de computadores e informática.

Pedro Fernandes Ribeiro Neto é graduado em Ciência da Computação pela Universidade Estadual do Ceará (1997), recebeu o grau de Mestre em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal da Paraíba em 2001, tendo concluído o mestrado em 18 meses, e o grau de Doutor em 2006 pela Universidade Federal de Campina Grande. Ingressou em 1998, como Professor Auxiliar I, na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, e em 08 anos chegou a Professor Adjunto IV.

Atualmente é Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação e professor permanente do Mestrado em Ciência da Computação da UERN/UFERSA. Atua, ainda, como professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Teleinformática da Universidade Federal do Ceará. Professor Pedro Fernandes tem experiência em ciência da computação com foco em engenharia de software.

Possui trabalhos publicados nos seguintes assuntos: banco de dados em tempo-real, computação móvel, ubíqua e pervasiva, redes de sensores, redes de Petri e processos de software.

Para Pedro Fernandes, é uma honra editar um livro que agrega pesquisas de ponta em uma área ainda muito promissora. “Tivemos contatos com pesquisadores renomados de oito Estados do Brasil, além de pesquisadores dos Estados Unidos, Suécia, Espanha, Índia, Canadá, Japão e Rússia. Destaco também o trabalho em conjunto com o Professor Dr. Milton Mendes. Essa parceria resultou no Laboratório de Engenharia de Software, no Núcleo Tecnológico de Engenharia de Software, na disciplina de Engenharia de Software no mestrado e de quatro artigos publicados em conferências, três capítulos de livros, cinco projetos de pesquisa e uma orientação de mestrado”, disse.