PROFESSOR DA FACS APRESENTA TRABALHO EM EVENTO INTERNACIONAL NA ARGENTINA

O Professor Magnus da Cunha, da Faculdade de Ciências da Saúde (FACS), apresenta, no próximo dia 28 de novembro, os resultados de uma pesquisa sobre o Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM) no “VI Congresso Internacional de Representações Sociais”, que ocorrerá em Buenos Aires, capital da Argentina.

O professor explica que o estudo, realizado com a participação de alunos de iniciação científica do Curso de Medicina da UERN, tem ao menos duas contribuições relevantes. “A primeira é a identificação, a partir de uma abordagem científica, do conjunto de imagens/conceitos que o grupo de usuários estudado tem sobre o Hospital. Assim, os resultados obtidos põem em evidência elementos subjetivos a partir dos quais o HRTM pode aperfeiçoar suas estratégias de atendimento rumo a mais humanização nos serviços prestados, conforme orientam as diretrizes do SUS.”

A segunda contribuição importante da pesquisa “é referente à própria Teoria das Representações Sociais, pois desvela mecanismos de construção dessas representações, ampliando a compreensão do fenômeno representacional”. Afirma o professor que “a Teoria das Representações tem muito a contribuir com as políticas públicas de saúde, uma vez que a saúde deve ser entendida numa perspectiva ampla, que alie o orgânico à subjetividade dos pacientes”.