PROFESSOR DA FACEM DEFENDE TESE DE DOUTORADO NA ESPANHA

O professor da Faculdade de Ciências Econômicas (FACEM, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Leovegildo Cavalcanti de Albuquerque Neto defende tese de doutorado no dia 03 de junho no Centro de Estudos Brasileiros da Universidade de Salamanca na Espanha.
A tese aborda o tema “Composição de renda em áreas de assentamentos do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) no Estado do Rio Grande do Norte, no Município de Mossoró: Um caminho ao Desenvolvimento Includente e Sustentável”. “O trabalho teve como objetivo analisar o processo de composição de renda e distribuição, seja por atividades desenvolvidas ou por gestão dos recursos financeiros, econômicos, ambientais, tecnológicos, humanos dos assentamentos Mulunguzinho, Lorena, Jurema e Hipólito no município de Mossoró. Para tanto, o mesmo foi concebido através de pesquisa quanti-qualitativa realizada com 78 famílias, 20% do total, e contextualizadas a renda obtida pelas famílias no ano de 2008”, explica Leovegildo.
O autor da tese explica que a análise teve como parâmetro a pesquisa realizada pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), no ano de 1994. “Nossa hipótese foi amplamente confirmada pela obtenção dos resultados pesquisados em razão da vulnerabilidade econômica extrema dos assentamentos. Esta insustentabilidade agiganta-se, quando somadas as problemáticas inerente de uma infraestrutura inadequada e insuficiente ao funcionamento do assentamento”, afirmou.
A pesquisa foi realizada por meio do Programa de Doutorado em Meio Ambiente Natural e Humano em Ciências Sociais da Universidade de Salamanca. Leovegildo foi orientado pelo professor Dr. Valetin Cabero Diegues.