Professor Boaventura de Sousa Santos receberá o título de Doutor Honoris Causa da UERN

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), por meio de Ad Referendum, concederá o título de Doutor Honoris Causa ao professor português Boaventura de Sousa Santos, que é reconhecido mundialmente pelo seu trabalho em defesa da educação como prática social transformadora e por seu papel político em defesa da democracia e de uma sociedade mais igualitária e justa.

“Transmito os meus cumprimentos ao Magnífico Reitor e o meu agradecimento pela honra que me dá ao outorgar-me o título de Doutor Honoris Causa pela UERN. É um convite que muito me honra e que aceito com muito gosto”, afirmou Boaventura de Sousa Santos, em correspondência eletrônica. Por incompatibilidade de agenda, o homenageado não poderá comparecer à Assembleia Universitária de 50 anos da UERN, no dia 28 de setembro deste ano. A UERN fará a entrega do título ao professor Boaventura de Sousa Santos em 2019, em data a ser definida.

“Faremos uma programação especial para a entrega desse título. Temos certeza que será um momento muito prestigiado e importante. Será uma honra prestar essa homenagem ao professor Boaventura”, afirma o reitor Pedro Fernandes.

PERFIL: Boaventura de Sousa Santos é professor Catedrático Jubilado da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra e Distinguished Legal Scholar da Faculdade de Direito da Universidade de Wisconsin-Madison e Global Legal Scholar da Universidade de Warwick. É diretor do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra; Coordenador Científico do Observatório Permanente da Justiça.

Dirige o projeto de investigação ALICE – Espelhos estranhos, lições imprevistas: definindo para a Europa um novo modo de partilhar as experiências do mundo, um projeto financiado pelo Conselho Europeu de Investigação (ERC), um dos mais prestigiados e competitivos financiamentos internacionais para a investigação científica de excelência em espaço europeu.

Tem trabalhos publicados sobre globalização, sociologia do direito, epistemologia, democracia e direitos humanos. Os seus trabalhos encontram-se traduzidos em espanhol, inglês, italiano, francês, alemão, chinês e romeno. (Fonte:www.boaventuradesousasantos.pt)