PROF-FILO/NÚCLEO UERN comemora número de inscrições para seleção de turma 2022-2024

A coordenação do Mestrado Profissional em Filosofia (PROF-FILO/NÚCLEO UERN) comemorou o êxito no processo de inscrições para seleção da turma que iniciará atividades acadêmicas em 2022 com previsão de conclusão em 2024. O Núcleo Uern recebeu 21 inscrições, sendo o quarto com maior número de candidatos entre as 16 universidades associadas ao Programa, que totalizaram 290 inscritos.

Para a coordenação do núcleo, a procura se deve, em grande parte, ao trabalho de divulgação das atividades do Programa, através de Oficina de Projetos, bem como da atuação de egressos(as), discentes e docentes do PROF-FILO/UERN e outros canais de comunicação. Sensível ao contexto da pandemia COVID-19, que colocou a categoria docente frente a vários desafios no exercício da profissão, a coordenação nacional prorrogou o prazo de inscrições, o que também resultou em benefício aos interessados em ingressar no Programa.

“Outro aspecto que consideramos que contribuiu para a busca pelo PROF-FILO/UERN foi a oferta de disciplinas em caráter especial durante os anos de 2020 e 2021, com inserção de vários discentes de diferentes realidades e que passaram a conhecer o PROF-FILO/UERN. Tal fato é digno de celebração, especialmente, em um momento delicado pelo qual passa a área de Ciências Humanas e da pesquisa em geral, registrando desvalorização e cortes de verbas para a pesquisa.”, acrescentou a Profa. Dra. Maria Reilta Dantas Cirino, coordenadora do PROF-FILO/UERN

O corpo docente do PROF-FILO/NÚCLEO UERN é composto por professores dos Departamentos de Filosofia dos Campi de Caicó e Mossoró e do Departamento de Ciências da Religião do Campus de Natal, com formação em áreas diversas, o que possibilitará oferecer aos discentes temáticas diversas na formulação dos projetos de pesquisa, envolvendo questões e desafios filosóficos e educacionais no ensino de filosofia na Educação Básica.

O PROF-FILO/UERN é um mestrado profissional que confere o título, possibilitando a continuidade de estudos em Programas de Pós-graduação. A oportunidade da formação de professores tem incentivo da CAPES, e a qualidade dessa formação é a marca registrada pelo trabalho realizado no Núcleo PROF-FILO/UERN desde 2017.

A coordenação geral está centralizada na Universidade Federal do Paraná (UFPR), tendo como coordenador  o Prof. Dr. Eduardo Barra. Até o momento, foram titulados cerca de 220 concluintes, cujas dissertações podem ser acessadas no site do Programa da UFPR. Dessas, 20 foram defendidas pelo Núcleo UERN. Essas estão disponíveis na página do PROF-FILO no portal da UERN.

O Mestrado Profissional em Filosofia é predominantemente presencial, tem como área de concentração o ensino de filosofia e oferece duas linhas de pesquisas: Filosofia e Ensino e Prática de Ensino de Filosofia.

O objetivo do PROF-FILO é de proporcionar formação em nível de pós-graduação a professores de Filosofia da Educação Básica, preferencialmente aos que atuam nas escolas das redes públicas de ensino.

“Ao centrar seus esforços na formação e capacitação para o ensino e a pesquisa de professores da Educação Básica com foco nos desafios e problemáticas que envolvem o ensino de filosofia, o PROF-FILO/NÚCLEO UERN amplia e diversifica o esforço em vista da obtenção de significativos impactos sociais, através da intervenção direta na rede de ensino com pesquisas e produção de Produtos Educacionais, esses também produzidos no Núcleo PROF-FILO/UERN disponíveis para acesso em nossa página e voltados, especificamente, ao enfrentamento teórico, curricular e metodológico para o ensino de filosofia na educação básica”, apresenta a coordenadora.

“Temos acompanhado a continuidade da atuação e formação dos nossos 20 egressos, e percebemos que além de levar significativas contribuições ao exercício da profissão docente, continuando a exercer com êxito o ensino de filosofia na educação básica, eles também ocupam cargos de gestão e coordenação pedagógica nas redes de ensino, inserindo-se e atuando na formação de outros docentes em diversas áreas nas esferas municipais e estaduais. Além disso, também ingressam em Programas de Pós-graduação a fim de darem continuidade à formação em nível de doutoramento”, conclui.