PROEXUERN promove ação carcerária na Penitenciária Mario Negócio

A Pró-Reitoria de Extensão (PROEX) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), promove desde a manhã desta terça-feira (29)na Penitenciária Agrícola Dr. Mário Negócio, uma Ação Integrada de Ressocialização, envolvendo 112 detentos e 72 detentas que fazem parte do regime semiaberto. Os trabalhos são coordenados pela Diretoria de Extensão (DIEX).

Na ocasião são oferecidas atividades nos setores de Saúde e Meio Ambiente, Cidadania e Lazer, Cultura e Esportes. As atividades acontecerão durante todo o dia. A solenidade de abertura contou com as presenças do Reitor Pedro Fernandes, do Vice-Reitor Aldo Gondim, do Juiz de Execução Penal, laudio Mendes Júnior, do Promotor da 39ª Promotoria de tutela do Sistema Penitenciário, Antônio Siqueira Cabral, do Promotor de Execução Penal, Romero Marinho e do Diretor da Penitenciária, coronel Elyause Moreira Silva Junior e do Pró-Reitor Etevaldo Almeida Silva. E ainda, Pró-Reitores, Diretores de Unidades, técnicos e agentes de segurança pública.
O trabalho conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Mossoró, Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), Conselho da Comunidade na Execução Penal da Comarca de Mossoró e Penitenciária Federal em Mossoró, II Regional de Saúde, Penitenciária Agrícola Dr. Mario Negócio, Central do Cidadão e ITEP Natal.
A Coordenadora do projeto, Erica Louise de Souza Fernandes Bezerra (Diretora PROEX), disse que “Programa Interdisciplinar de Ressocialização Carcerária do Rio Grande do Norte – Programa ReFaz”, nasceu de um diálogo entre o Reitor Pedro Fernandes (UERN) e o promotor Antônio Siqueira Cabral da 39ª promotoria de tutela do Sistema Penitenciário. O Programa ReFaz tem o objetivo de promover diálogos entre as entidades sociais e acadêmicas em prol da População Carcerária entendendo que esforços conjuntos possuem mais expressividade e resolutividade em benefício de uma população extremamente carente de atuação de políticas públicas.
No dia de Ação Integrada as atividades estão sendo direcionadas para as 72 mulheres do Regime Fechado e para 112 Homens Regime Semi-Aberto.
Na oportunidade, professores das Práticas Jurídicas das instituições de ensino superior da cidade, (UERN, UnP, Ufersa e Mater Christi) fazem uma revisão de processos e de documentação de cerca de 190 apenados que estão com seus processos atrasados. A Ação abrange aos detentos do sistema que cumprem pena no regime semiaberto, tanto masculinos, quanto femininos da penitenciária. O objetivo desse trabalho é para que eles tenham a sua situação regularizada, e eles possar dar continuidade aos processos que estão parados. Na ocasião, será feita uma triagem, mediante a coleta dos documentos que estão faltando, e um encaminhamento para saber se está sendo feito um acompanhamento desses processos.
O reitor da UERN, Pedro Fernandes, defende que a ação da Universidade dê sempre o seu primeiro passo, e que aquela população carcerária, por exemplo, possa ser contempladas com as ações da instituições. ” Que aqui realmente seja o primeiro passo. Quem nunca escutou que toda longa caminhada, começa com o primeiro passo!, disse. E adiantou- que nós devemos fazer sim, com que nossos alunos, professores e técnicos saiam das suas paredes.
E adiantou- o que eu quero muito é que daqui prá frente, agente consiga
fazer com que 20 por cento das nossas ações seja ela no ensino, na pesquisa e na extensão, seja voltada para esta comunidade. Que consigamos, toda a vez que se pensar em promover cinco ou seis cursos de especialização, pelo menos um seja voltado para esta comunidade, para estas famílias, para estas pessoas. E que agente consiga fazer
aquela alfabetização, como já existem programas da àrea Federal, onde acima de 15 anos quem não são alfabetizados, que agente inicie por aqui, concluiu.