Proext define prazos para apresentação de projetos no dia 13 de março

No dia 13 de março, às 9h, no Auditório da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais (FAFIC) será realizada reunião para a definição de prazos para a apresentação de projetos para a edição 2013 do Programa de Extensão Universitária (PROEXT).

O PROEXT 2013 busca recursos junto ao MEC/SESU, um instrumento que abrange programas e projetos de extensão universitária, com ênfase na inclusão social nas suas mais diversas dimensões, visando aprofundar ações políticas que venham fortalecer a institucionalização da extensão no âmbito das Instituições Federais, Estaduais e Municipais de Ensino Superior. Segundo a Pró-reitoria de Extensão da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (PROEX/UERN), as universidades que venham a ter programas e projetos contemplados com recursos deverão destinar recursos de diárias e passagens para os coordenadores participarem de Encontro Nacional do PROEXT, em Brasília, em data a ser divulgada oportunamente, com o objetivo de fornecer subsídios para o desenvolvimento da política nacional de extensão.

A PROEX lembra que um Projeto de Extensão é o conjunto de ações processuais contínuas, de caráter educativo, social, cultural ou tecnológico, com objetivo específico e prazo determinado. Já por Programa de Extensão entende-se o conjunto articulado de projetos e outras ações de extensão, preferencialmente de caráter multidisciplinar e integrado a atividades de pesquisa e de ensino. Tem caráter orgânico-institucional, integração no território e/ou grupos populacionais, clareza de diretrizes e orientação para um objetivo comum, sendo executado a médio e longo prazo. O volume máximo de recursos por projeto de extensão é R$ 50.000,00 e de R$ 150.000,00 por programa de extensão. Em cada linha temática a PROEX/UERN poderá encaminhar até 2 projetos e 2 programas de extensão.

As linhas temáticas do edital do PROEX 2013 são:

1: Educação

2: Cultura e arte

3: Pesca e aquicultura

4: Promoção da saúde

5: Desenvolvimento urbano

6: Desenvolvimento rural

7: Redução das desigualdades sociais e combate a extrema pobreza

8: Geração de trabalho e renda por meio de empreendimentos econômicos solidários

9: Preservação do patrimônio cultural

10: Direitos humanos

11: Promoção da igualdade racial

12: Mulheres e relações de gênero

13: Esporte e lazer

14: Integração nacional

15: Comunicação

16: Justiça e direito dos indivíduos privados de liberdade.