PROEX REALIZA SEMINÁRIO PARA DISCUTIR DISCRIMINAÇÃO RACIAL

A Pró-Reitoria de Extensão da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (PROEX/UERN) realiza, nos dias 20 e 21/11,  o Seminário “Preconceito, Discriminação e Desigualdade Social no Brasil”. Além de celebrar a passagem do Dia da Consciência Negra, 20 de novembro, o evento também encerra as atividades do Projeto de Extensão “Preconceito se Desaprende na Escola: Educação para as relações étnico-raciais”, destinado à formação continuada de professores do Ensino Fundamental, com o financiamento do MEC-SESU-PROEXT em parceria com a Prefeitura Municipal de Mossoró, através da Secretaria da Cidadania/Gerência da Educação.

O Seminário será realizado no auditório da Biblioteca Municipal Ney Pontes Duarte e constará de palestras, debates, grupos de trabalho e programação cultural. No dia 20/11 às 19h será discutido o tema “Políticas Públicas de Reconhecimento e Reparação das Desigualdades Sociais” com a Secretária Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República, Matilde Ribeiro.

No dia 22/11, às 8h, será instalado o Grupo de Trabalho Educação e Preconceito Racial para apresentação e debate das experiências desenvolvidas pela UERN no âmbito do Ensino, da Pesquisa e da Extensão e que discutem a problemática do Preconceito Racial.

Às 19h do dia 22/11 será discutido o tema “Cultura e Processos Históricos de Resistência dos Afrodescendentes”, com o Professor Carlos Benedito, da Universidade Federal do Maranhão. O Seminário tem como público alvo, os professores do Ensino Fundamental. As inscrições estão sendo realizadas nas escolas participantes do Projeto.

Agecom/UERN
Edilson Damasceno – 3315 2115