...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

PROEX prepara eventos em parceria com UFERSA e IFRN

Foi realizada ontem pela manhã reunião da Comissão Organizadora do II Fórum de Extensão do Oeste Potiguar e do VIII Colóquio de Extensão da UERN, iniciativa interinstitucional que visa ao fortalecimento da Extensão Universitária no RN.
O evento é realizado em conjunto pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Univesidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) e Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN). “A realização dos eventos em conjunto confirma um termo de cooperação entre as instituições que se propõem a discutir sobre os desafios e perspectivas para a extensão universitária com atenção especial para as políticas governamentais de fomento e apoio ao desenvolvimento da Extensão Potiguar, além de possíveis parcerias com o terceiro setor, respeitando os princípios éticos e legais que norteiam a ação no âmbito da Educação e das ações de extensão das instituições públicas. Os eventos preveem a apresentação de trabalhos oriundos das atividades de extensão que são executadas na região e ampla discussão a respeito da efetiva curricularização da extensão”, explica Érica Louise de Souza Fernandes Bezerra Diretora de extensão da PROEX.

Na segunda edição do fórum, o debate será em torno do processo de curricularização da Extensão na graduação demanda nacional que busca fortalecer a cultura extensionista na formação universitária. A professora Érica Louise explica que a principal contribuição científica do Colóquio repousa no enfrentamento da questão posta pelo Plano Nacional de Educação, que visando a dinamizar os currículos dos cursos de licenciatura e bacharelado do país propõe em sua 7ª estratégia da meta 12, “assegurar, no mínimo, dez por cento do total de créditos curriculares exigidos para a graduação em programas e projetos de extensão universitária (PNE, 2011, p. 40)”. “A medida pede todo um repensar das grades curriculares, envolvendo na discussão setores ligados diretamente à questão da educação, formação e creditação, todos com olhares voltados para a Extensão Universitária; mas não só: fazer esse movimento de inclusão na vida dos cursos da prática extensionista exige um diálogo constante com a pesquisa em todas as suas áreas, já que a extensão é o veículo mais eficaz de fazer chegar a sociedade o que a universidade fermenta como diagnóstico de problemas e propostas de soluções para as questão do seu tempo, seja no campo da formação de pessoal para o ensino básico, seja nas questões de gestão ambiental ou na necessária inclusão digital”, explica Érica Louise.
Além de Érica Louise, participaram da reunião, Francisco Fabiano de Freitas Mendes (Pró-reitor Adjunto de Extensão da UERN), Felipe Ribeiro (Pró-reitor de Extensão da UFERSA), Odacir Never (Pró-reitor Adjunto de Extensão da UFERSA), Regina Marques (UERN); Geraldo Máximo (Coordenador de Extensão do IFRN).

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support