PROEX INICIA PROCESSO DE DINAMIZAÇÃO DAS AÇÕES

A Pró-reitoria de Extensão da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (PROEX/UERN) passa por um momento de reorganização funcional, do ponto de vista das ações. A afirmação é do pró-reitor de Extensão, professor doutor Vanderlei Lima. “Estamos reorganizando as ações e iremos realizar seminários, visando um diagnóstico, uma cartografia da nossa realidade”, diz.

Segundo o pró-reitor, esse processo envolve todo o planejamento de projetos e programas de extensão (A UERN está realizando o primeiro Programa de Extensão, o Mais Saúde, elaborado pela Faculdade de Educação Física com apoio das demais faculdades). “Iremos às Faculdades para conversarmos sobre projetos. Vamos induzir à produção de mais projetos”, comenta.

O pró-reitor informa que a meta é fazer com que haja uma maior participação de professores e alunos na apresentação de projetos na Câmara de Extensão da PROEX. Para tanto, Vanderlei afirma que pensa em instituir um setor especifico para catálogos de editais para financiamentos. “Nossa ideia é termos um setor de captação de recursos, para, assim, termos uma fonte para que a gente se autofinancie”, diz.

Todas as ações que estão sendo pensadas por Vanderlei seguem os preceitos do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Extensão.  Ainda segundo o pró-reitor, a extensão hoje pode ser vista como uma intervenção qualificada na sociedade. Daí a necessidade de se buscar o aprimoramento das ações.

A estrutura da PROEX conta com o Centro de Estudos e Programação Cultural (CEPC), CRUTAC, DPCE, Conservatório de Música Dalva Stella Nogueira Freire e o Núcleo de Educação á Distância (NEAD).