PROEX DIVULGA PROGRAMAÇÃO DO SEMINÁRIO EM DIREITOS HUMANOS

Será realizado no próximo dia 17 de dezembro, das 8h às 17hs, no Centro de Treinamento Libânea Lopes Pessoa, o Seminário em Direitos Humanos, desenvolvido pela Pró-Reitoria de Extensão da Universidade do Estado Rio Grande do Norte (PROEX-UERN), através da Equipe Executora do Projeto de Extensão “Direitos Humanos em Tempos de Desumanização”, do Núcleo de Extensão Universitária em Educação em Direitos Humanos, do Departamento de Educação, do Campus Avançado Profª Maria Elisa de Albuquerque Maia (CAMEAM/UERN) e a Gerência de Desenvolvimento Social da Prefeitura Municipal de Mossoró (GEDS/PMM).

O evento tem por objetivo discutir os eixos temáticos do Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos (PNEDH) e construir uma agenda propositiva, considerando a realidade local.

O PNEDH contempla os seguintes eixos temáticos: educação básica, educação não-formal, mídia e Direitos Humanos, Ensino Superior e formação dos profissionais da justiça e Segurança Pública. Além disso, é uma ação educativa de construção de instrumentos políticos e pedagógicos que potencializem a reflexão e as ações na área da educação em Direitos Humanos.

O evento também conta com outras parcerias como a da Ouvidoria de Polícia do RN, 12ª DIRED, Gerência de Educação/PMM, Departamento de Comunicação Social da UERN e OAB/Subsessão Mossoró.

PERÍODO DE INSCRIÇÃO: 06 a 12 de dezembro de 2007

LOCAL: PROEX (Manhã/Rúbia; Tarde/Andreza), GEDS (Fernanda e Laura)

PROGRAMAÇÃO DO SEMINÁRIO EM DIREITOS HUMANOS

Dia: 17/12/2007

Local: Centro de Treinamento Libânea Lopes Pessoa

Cidade: Mossoró-RN

8h- Abertura
Apresentação cultural: Grupo Xaxado (Programa Agente Jovem/Centro de Referência da Assistência Social-CRAS Alto São Manuel/Gerência de Desenvolvimento Social-GEDS/Prefeitura Municipal de Mossoró-PMM)

8h15min- Palestra de Abertura
Tema: Cidadania, Educação e Direitos Humanos
Palestrante: Profª Geovânia da Silva Toscano – Departamento de Ciências Sociais/Pró-Reitora Adjunta de Extensão da UERN
Debatedora: Profª Josefa Aldacéia Chagas de Oliveira – Departamento de Educação/CAMEAM/UERN

9h30min- Debate

10h-Intervalo

10h15min: Oficinas Temáticas

Objetivos:

• Discutir os eixos temáticos estabelecidos no Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos (PNEDH), considerando a realidade local;

• Construir uma agenda propositiva a partir das discussões dos eixos temáticos do PNEDH.

Oficina 01- Educação Básica e Direitos Humanos;
Articuladoras: Profª Ana Maria Morais Costa – PROEX/UERN
Profª Márcia Betânia de Oliveira – 12ª DIRED
Profª Mariza Cardozo Pinto da Mota – GEED/PMM

Oficina 02- Ensino Superior e Direitos Humanos;
Articuladora: Profª Simone Cabral Marinho dos Santos – DE/CAMEAM; PROEX/UERN

Oficina 03- Educação não-formal e Direitos Humanos;
Articuladoras: Fernanda Kallyne Rêgo de Oliveira – GEDS/PMM
Laura Elisa Martins Nogueira – GEDS/PMM

Oficina 04- Direitos Humanos e Formação dos Profissionais de Justiça e Segurança Pública
Articuladores: Pâmela Harihana M. F. Cavalcanti – OAB/Subsessão Mossoró