PROEX DIVULGA O III COLÓQUIO QUESTÕES ÉTNICAS DO NORDESTE BRASILEIRO

Inserido nas programações alusivas ao mês da Consciência Negra, será aberto na próxima terça-feira, dia 27 de outubro, o III Colóquio Questões Étnicas no Nordeste Brasileiro, tendo como tema “Memória, Identidades e Etnias”. A promoção é da Pró-reitoria de Extensão, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (PROEX/UERN).

A perspectiva é reunir e envolver o maior número de pessoas, entidades negras, entidades religiosas em geral e instituições diversas, com o objetivo de  discutir tanto a importância das religiões de matriz africana na sociedade brasileira, quanto os rumos das políticas públicas voltadas para as populações negras, sobretudo no âmbito do ensino público superior.

A programação prioriza discussões sobre o universo afro-religioso, bem como, apresentação cultural de grupos de teatro e dança como formas de expressão e vivência da cultura afro-brasileira,  numa compreensão de que tal postura pode sensibilizar e alterar os universos acadêmicos e políticos.

III COLÓQUIO QUESTÕES ÉTNICAS NO NORDESTE

27 de Novembro – Terça-feira
19h – Solenidade de Abertura
Prof. Milton Marques de Medeiros – Reitor da UERN
Prof. Aécio Cândido de Souza – Vice Reitor e Coordenador do Projeto Equidade Social e Igualdade Racial – UNIAFRO
Profª. Ana Maria Morais Costa – Pró-Reitora de Extensão da UERN
Prof. Paulo Santos Dantas – Coordenador do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros/FAFIC/UERN
Sra. Elizabeth Lima e Silva – Coordenadora Estadual de Políticas de Promoção da Igualdade Racial/RN
Acadêmica Jordana Nayara da Silva – Estudante do Curso de Serviço Social e Bolsista do Programa UNIAFRO/UERN

19h45 – Xirê (Festa do Candomblé)

28 de novembro – Quarta – feira
8h – Mesa-Redonda: Universo Religioso, Cultura e Identidade Afro Brasileira
Participação: Babalorixá Melquisedeque Rocha – As Religiões de Matriz Africana
Prof. Paulo Santos Dantas – Cultura Negra e Orientação Política na Capoeira Angola
Coordenação: Prof. Vanderlan Silva

14h – Espaço Aberto: Memória, Identidades e Etnias – Vídeo-Debate: Grupo Racionais de Rap MC`S
Coordenação: Prof. Paulo Santos Dantas
Local: Teatro Dix-Huit Rosado

19h – Apresentação do Espetáculo de Teatro Negra – Cia Escarcéu

29 de Novembro – Quinta-feira
14h – Espaço Aberto: Adequações Políticas e Pedagógicas dos Cursos de Licenciatura à Lei 10.639/03
Coordenação: Profª. Geovânia da Silva Toscano
Local: Mini-Auditório da PROEX – Campus Central da UERN

19h – Mesa-Redonda: Educação e Políticas de Ação Afirmativa para a População Negra
Participação: Profª. Sonny Lemos – Departamento de História/FAFIC/UERN
Gizelma Maria do Sacramento – Kilombo
Genildo de Oliveira – Ruanda
Coordenação: Prof. Elcimar Dantas Pereira

30 de Novembro – Sexta-feira
19h – Mesa-Redonda: As Políticas de Ação Afirmativas para a população afro-descendente no Ensino Superior
Participantes: Prof. Paulo Santos Dantas – UERN
Profª. Karina Maria Bezerra Gadelha – UNP
Prof. Erick Augusto Pereira Caldas – MATER CHRISTI
Coordenação: Prof. Aécio Cândido de Souza

20h30 – Apresentação do Espetáculo Teatral Navio Negreiro – CAIC Comunidade e Grupo Arruaça

Organização: Pró-Reitoria de Extensão/UERN; Núcleo de Estudos afro-brasileiro – NEAB/UERN; Grupo de Pesquisa Cultura, Sociedade e Imaginário – Departamento de Ciências Sociais e Política – FAFIC/UERN; Projeto: Equidade Social e Igualdade Racial: horizontes de uma educação democrática e Cidadã – UNIAFRO – MEC/SESU – UERN.

Mais informações:
3315-2184 PROEX