PROEG FAZ APELO A PROFESSORES PARA FAZER EFETIVAÇÃO NO PORTAL SINAES

A Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PROEG) segue fazendo um apelo aos professores da UERN que ainda não fizeram a sua efetivação no Cadastro Nacional Docente a fazê-lo. O prazo vence dia 30 de maio e faltam 38 professores (6% do total) fazer a efetivação. Além disso, outros 15 ainda têm pendências.

De acordo com a pesquisadora institucional da UERN, professora Socorro Aragão, é importante que a efetivação seja feita o quanto antes, para evitar atropelos de última hora. "O prazo total vence dia 30. Só que depois que os professores fizerem sua parte, a UERN terá que fazer a avaliação de relatório para poder conseguir a validação do cadastro, a cargo do Ministério da Educação", argumenta.

Segundo Socorro Aragão, o processo é feito via Internet e se todos deixarem para os últimos dias, certamente haverá congestionamento do sistema e a UERN poderá não conseguir a validação.
A PROEG segue com uma base de apoio para orientar os professores que ainda não fizeram o cadastro. A estrutura foi montada no Laboratório de Informática do curso de Ciências Contábeis, da Faculdade de Ciências Econômicas (FACEM). O atendimento é pela manhã. A PROEG está enviando e-mail aos professores para que confirmem o vínculo instuticional e de curso junto ao Portal Sinaes.

Todos os docentes dos cursos ministrados por instituições de educação superior (exceto os aposentados) devem preencher o Cadastro Nacional de Docentes. O cadastro é feito pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), ligado ao MEC.
A base de dados será a oficial do MEC para docentes de todas as universidades. A autorização, o reconhecimento e a renovação de reconhecimento de cursos e habilitações, por exemplo, só poderá ser feita para instituições que tiverem seus professores cadastrados. O endereço eletrônico é http://sinaes.inep.gov.br/sinaes.