...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

PROEG divulga resultado de candidatos aprovados pela comissão de heteroidentificação

A Pró-Reitoria de Ensino de Graduação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (PROEG/UERN) divulga o resultado final do Procedimento de Heteroidentificação complementar à autodeclaração, realizado para os candidatos da categoria Cota Social (pretos, pardos e indígenas), constantes no Anexo I do Edital 022/2020 – PROEG, para o semestre 2020.1. A relação consta com o nome dos candidatos aprovados pela comissão de heteroidentificação.

Dos 314 candidatos autodeclarados pretos, pardos e indígenas convocados para o processo de heteroidentificação, 56% foram aprovados e 11% reprovados pela comissão, enquanto 33% não se apresentaram no dia e horário determinados pelo Edital de convocação, perdendo o direito à vaga. Considerando os candidatos que efetivamente compareceram para o processo de heteroidentificação, ou seja, 211 candidatos, 81,5% foram aprovados pela comissão.

O candidato reprovado pela comissão de avaliação institucional também será eliminado do Processo Seletivo de Vagas Iniciais 2020. Conforme o item 3.11 do Edital no 022/2020/PROEG, não caberá recurso administrativo contra as decisões emitidas pela comissão.

A UERN se reserva o direito de verificar todas as informações e documentos apresentados pelo candidato. Eventuais fraudes, identificadas a qualquer tempo, resultarão na perda da vaga ou a exclusão do candidato do curso de graduação, sem prejuízo da adoção das medidas legais cabíveis.

O pró-reitor de Ensino de Graduação, Wendson Dantas, destaca que a UERN realizou esse processo de heteroidentificação para garantir a efetivação do direito das pessoas consideradas pretos, pardas e indígenas. “O processo foi exitoso. A comissão trabalhou no período de 9 a 12 de março no processo de heteroidentificação dos candidatos, que é complementar à autodeclaração”, afirma. O trabalho da comissão visa garantir a lisura do processo de seleção e assegurar a efetivação de uma política afirmativa étnico-racial na Universidade.

A comissão foi composta por cinco membros e seus respectivos suplentes. Todos o processo foi filmado. O procedimento de heteroidentificação teve como base exclusivamente o critério fenotípico, no caso dos candidatos autodeclarados pretos e pardos, e a avaliação de um questionário respondido pelos candidatos. Já no caso dos candidatos autodeclarados índios, o procedimento será fundamentado na apresentação de declaração constante no Edital.

Os candidatos aprovados no processo de heteroidentificaçao estão aptos a realizar a matrícula a partir de 1º de abril, na plataforma íntegra.

O Edital com o resultado pode ser conferido aqui.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support