...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Produção científica da UERN aumentou significativamente nos últimos anos

O Brasil comemora neste domingo (8) o Dia Nacional da Ciência e o Dia Nacional do Pesquisador. Neste ano, a data marca os 70 anos de fundação da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que convoca toda a comunidade científica do país a refletir e defender a ciência e a educação no Brasil.

Nos últimos anos, a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) tem contribuído de forma significativa para a disseminação da ciência no interior do Estado. A partir de 2004, a UERN passou a adotar políticas contínuas e objetivas para desenvolver sua produção intelectual, através do Programa Institucional de Iniciação Científica (PIBIC), grupos de pesquisa e Bolsa de Produtividade em Pesquisa. Desde então, a produção científica só cresce em quantidade e qualidade.

De acordo com o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UERN, Rodolfo Lopes, nos últimos anos a instituição vem apresentando um crescimento significativo nos âmbitos da pesquisa, inovação e pós-graduação. “De fato, falar sobre ciência nos remete a pensar em um dos principais instrumentos de transformação da realidade! Nesse sentido, a UERN vem, nos últimos anos, apresentando um crescimento significativo nos âmbitos da pesquisa, inovação e pós-graduação. Todo esse crescimento é reflexo do esforço coletivo de pesquisadores/professores, técnicos administrativos e discentes que, imbuídos pelo sentido de fazer ciência, encontram na instituição um espaço oportuno para isso. Mesmo diante de todas as dificuldades, que são de conhecimento global, políticas e estratégias de fomento têm sido planificadas e têm resultado nesse crescimento ano a ano”.

Para se ter ideia do crescimento do investimento feito na iniciação científica, em 2004 a instituição contava 15 bolsas do PIBIC, sendo 10 pelo CNPq e 5 pela própria UERN. Hoje, são 224 bolsas, sendo 70 pela UERN e o restante pelo CNPq, nas diversas modalidades do PIBIC e PIBITI. Além disso, os alunos podem participar dos projetos de forma voluntária, o que resulta no envolvimento de aproximadamente 450 alunos de graduação somente na iniciação científica e tecnológica da instituição.

Outro avanço observado é no número de programas de pós-graduação ofertados especialmente nos últimos anos. Em cinco anos, a instituição mais que dobrou o número de cursos de mestrado e doutorado, passando de 10 para 20 cursos de mestrado, e dois cursos de doutorado, envolvendo em torno de 780 alunos, o que tem contribuído não apenas para o aumento da produção científica, mas também para a fixação de mestres e doutores no interior do Rio Grande do Norte.

Outro fator de destaque na produção científica da UERN é a qualidade da pesquisa realizada, que vem sendo reconhecida através da publicação de artigos em revistas científicas nacionais e internacionais.

“Em termos qualitativos, é importante destacar que muitas das pesquisas desenvolvidas aqui são compartilhadas em periódicos internacionais de alto impacto. Isso resulta numa infinidade de benefícios que vão desde a melhoria das avaliações dos programas de pós-graduação, até a ampliação de parcerias internacionais que permitam o intercâmbio dos sujeitos, transferência de tecnologias, entre outros”, explica o pró-reitor.

O resultado das pesquisas que são desenvolvidas através desses programas tem contribuído para a melhoria da qualidade de vida dos norte-riograndenses em diversas áreas como saúde, educação e tecnologia.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support