Pró-Reitoria de Extensão mobiliza professores para submeter propostas

O Ministério da Educação (MEC) lançou o edital 2016 do principal programa de fomento à extensão universitária do país, o PROEXT. Este ano, a exemplo do ano anterior, os projetos podem concorrer a um financiamento de até R$ 100.000,00 (cem mil reais) e os programas podem alcançar até R$ 300.000,00 (trezentos mil reais). O primeiro deve ter duração de até 1 (um) ano, enquanto o segundo deve durar entre 18 (dezoito) e 24 (vinte e quatro) meses. O edital pode ser consultado através do endereço eletrônico: http://portal.mec.gov.br/index.php?Itemid=490id=12243option=com_contentview=article

Anualmente, a UERN vem se destacando na aprovação de propostas e para ter mais êxito ainda, a Pró-Reitoria de Extensão convida todos os professores que tenham interesse em submeter ações para participarem de uma reunião que definirá os encaminhamentos a serem tomados para a participação da UERN no edital. O encontro está marcado para acontecer no dia 31 de março (terça-feira), às 9h, no auditório do curso de Música.

As propostas devem ser enviadas ao MEC até o dia 30 de abril, mas como a Pró-Reitoria de Extensão é o órgão encarregado de fazer a seleção interna das ações e enviar ao Ministério, os coordenadores devem enviar suas propostas à PROEX até o dia 17 de abril. Por isso, é de extrema importância a participação dos interessados na reunião do dia 31 de março.

O PROEXT é o principal instrumento de fomento para a Extensão Universitária do Brasil e vem apoiando anualmente Programas e Projetos com bolsas para estudantes, materiais de consumo, equipamentos e diversos outros itens.

No âmbito da UERN, o PROEXT tem sido essencial para o financiamento da Extensão. Nos últimos cinco anos, a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte conseguiu a aprovação de 32 propostas, o que representou a inserção de R$ 3.250.963,39 (três milhões, duzentos e cinquenta mil, novecentos e sessenta três reais e trinta e nove centavos) em investimento para as ações extensionistas. Desse montante, foi possível beneficiar 336 alunos com bolsas de extensão, totalizando o valor de R$ 1.361.000,00 (um milhão trezentos e sessenta e um mil reais) e adquirir R$ 1.303.422,24 (um milhão trezentos e três mil quatrocentos e vinte e dois reais e vinte quatro centavos) em materiais de consumo e equipamentos.

Logo, é primordial o envio do maior número de propostas possível para que a extensão da UERN continue se desenvolvendo e possibilitando ao aluno um campo de atuação mais eficaz e condizente com a sua formação. Por isso, a PROEX está à disposição para os professores interessados em submeter propostas.

Mais informações podem ser obtidas na Diretoria de Extensão (DIEX), através dos telefones 3315-2183 e 3316-0448.