...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Pró-Reitoria de Extensão apresenta principais ações desenvolvidas na UERN

Servidores e bolsistas que compõem a Pró-Reitoria de Extensão (PROEX), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), foram recebidos nesta segunda-feira (20) pelo reitor Pedro Fernandes, pelo chefe de Gabinete da Reitoria, Zezineto Mendes, e pelo subchefe de Gabinete, Esdras Marchezan.

Pró-reitor de Extensão, o professor Emanoel Márcio apresentou as principais atividades da pró-reitoria, com destaque para o desempenho dos grupos de teatro e dança, Grutum e Grudum, e o projeto Extensarte, que hoje desenvolve uma parceria com o Projeto Esperança, da Paróquia de São José, em Mossoró.

Também foram apresentados resultados de projetos consolidados como o Festuern, que envolve uma média de 800 alunos de escolas públicas localizadas em vários municípios do Rio Grande do Norte, e que este ano chega a sua 14ª edição.

Outro ponto apresentado foi a curricularização da extensão, que coloca a UERN em posição de destaque no País, sendo referência para outras Instituições de Ensino Superior.

“Temos tido avanços consideráveis. Toda a equipe tem sido de uma conduta extremamente satisfatória, com destaque para os bolsistas. Quero registrar a admiração que tenho por esses estudantes, que me encantam com o talento que desenvolvem a partir das atividades da PROEX”, afirmou o pró-reitor.

Diretor de Cultura e Artes da PROEX, Hallysson Dantas apresentou a evolução do Extensarte, projeto desenvolvido atualmente em parceria com o Projeto Esperança, desenvolvendo atividades de música, dança e teatro. Segundo Hallysson, houve uma evolução tanto na quantidade de vagas ofertadas quanto na procura por parte da comunidade. Atualmente o projeto funciona na sede do Projeto Esperança e contempla 119 crianças e jovens.

O reitor Pedro Fernandes agradeceu e parabenizou a equipe da PROEX pelo empenho e destacou a importância das atividades extensionistas para as comunidades onde a UERN está inserida. “Muitas vezes é através da extensão universitária que não apenas a Universidade, mas o Estado chega a algumas comunidades e consegue, através de um projeto, modificar a vida das famílias inseridas naquela realidade, como acontece na zona rural de Apodi”, afirmou.

Ele também destacou a importância da UERN para a consolidação do processo de curricularização da extensão para outras universidades e o papel protagonista da UERN no Fórum dos Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras.

Por fim, o reitor destacou a importância de ampliar a atuação da extensão nos campi avançados, segundo ele, ambientes promissores para desenvolver ações de extensão.

“Estamos em uma universidade socialmente referenciada, e a extensão é uma prova disso. Precisamos entender que instituição é essa e o quão desafiadora ela é, o quão importante ela é para tantas pessoas. Que a gente acredite mais nessa instituição. Ela é nossa e a gente está fazendo a diferença”, concluiu o reitor.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support