...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Pró-Reitores do Nordeste conhecem salina e dunas do Rosado

O último dia do 46° Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Instituições de Ensino Público da Região Nordeste (FORPROEX-NE) foi marcado com uma visita à Costa Branca Potiguar. Os pró-reitores conheceram a Praia do Rosado, em Porto do Mangue, e a Salina Norsal, em Areia Branca, onde receberam explicações sobre a produção de sal marinho.

A viagem contou com a presença de um guia, Gorete Silva, que fez um relato da história de Mossoró aos professores, apresentou o Corredor Cultural da cidade e reforçou as potencialidades econômicas da região como o Petróleo, Fruticultura e o Sal.

A primeira parada foi na Salina Norsal. Os professores estavam entusiasmados para conhecer o processo de produção do sal. A empresa Norsal disponibilizou um funcionário que apresentou essas etapas e esclareceu várias dúvidas dos pró-reitores. Cerca de 94% do sal produzido no Brasil vem justamente desta região. O produto é exportado para vários outros países.

Na segunda parada, o grupo conheceu o projeto Biomuseologia, desenvolvido pelo Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (IDEMA), em Porto do Mangue. O projeto tem o intuito de preservar a história local e manter a sustentabilidade do lugar, aliado ao suporte da própria comunidade e de pesquisadores. Logo em seguida visitaram as Dunas do Rosado, que lembram o deserto pelas areias avermelhadas e dunas móveis.

A pró-reitora da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), Lúcia Marisy, disse estar contente com esta visita, “Eu gostei muito de participar deste fórum. Achei maravilhoso conhecer a Salina e as Dunas do Rosado, além de que o povo de Mossoró se demonstrou bastante acolhedor e eu me senti em casa”, afirmou, acrescentando que as discussões estabelecidas no fórum foram muito valiosas como a curricularização da extensão, e que voltará com bastante conteúdo para trabalhar em sua Instituição.

A professora Regina Henriques, ex-pró-reitora de extensão da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), reforça o cuidado dos organizadores com o evento. “Este evento foi excelente; teve uma programação bem elaborada pelo grupo organizador, porque tratou de temas relevantes para a extensão universitária. A forma de acolher os participantes, o zelo com todos nós é elogiável. Esta visita demonstra mais um cuidado que o grupo organizador teve de permitir aos participantes, que vieram de vários estados do NE e fora dele, um conhecimento de uma área que tem vários significados: a questão ambiental, de patrimônio cultural e o conhecimento das ações que estão sendo feitas para preservar nosso patrimônio”, conclui a professora Regina.

O 46° FORPROEX foi realizado pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) com o apoio da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA); Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN). “Somamos energia com nossos parceiros e conseguimos realizar este Fórum em Mossoró. Os pró-reitores estão muito satisfeitos e eu fico muito feliz por encerrar este encontro nas Dunas do Rosado”, finalizou o pró-reitor de extensão da UERN, Etevaldo Almeida, ressaltando o envolvimento da Universidade com as potencialidades do Estado.

Texto e foto: Jocifran Moura

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support